Dilma indicará ministro Zavascki, do STJ, para vaga no Supremo

A presidente Dilma Rousseff decidiu indicar o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teori Albino Zavascki para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Cezar Peluso no Supremo Tribunal Federal (STF), informou o Palácio do Planalto nesta segunda-feira. A indicação de Zavascki vem em um momento em que o Supremo julga ação penal […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff decidiu indicar o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teori Albino Zavascki para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Cezar Peluso no Supremo Tribunal Federal (STF), informou o Palácio do Planalto nesta segunda-feira.

A indicação de Zavascki vem em um momento em que o Supremo julga ação penal do chamado mensalão, um suposto esquema denunciado em 2005 em que recursos públicos seriam desviados para compra de apoio político.

O escândalo, a pior crise política do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atingiu o então presidente do PT, José Genoino, o então tesoureiro da sigla, Delúbio Soares e o ministro-chefe da Casa Civil à época, José Dirceu.

Desde a aposentadoria compulsória de Peluso, que completou 70 anos de idade no último dia 3 de setembro, a Corte tem julgado o caso com somente 10 ministros, o que abre possibilidade de empate.

Zavascki terá de ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, se aprovado, terá ainda de passar pelo crivo do plenário da Casa.

Catarinense de 64 anos, Zavascki ocupa desde maio de 2003 o posto de ministro do STJ.

Conteúdos relacionados