O novo prédio do Fórum da Comarca de foi inaugurado nesta sexta-feira (21) pelo Tribunal de Justiça (TJ-MS). A obra teve início em setembro de 2009 e possui uma área construída de 942,30 m². A conquista do espaço projetado especialmente para abrigar as atividades judiciárias marca os 10 anos de instalação da comarca.

De acordo com a servidora mais antiga na comarca, a chefe de cartório Elizângela Leoncio, o prédio que atualmente abriga o judiciário em Água Clara não foi projetado para ser um Fórum, de modo que as instalações não são adequadas. Segundo a servidora, hoje o espaço não mais comporta a demanda dos serviços. Elizângela relata que os servidores não veem a hora da mudança para a nova estrutura.

A edificação procura ser plenamente acessível, e, para isso, conta com rampas, sinalização tátil de pisos e calçadas, além de banheiros adaptados para atender aos portadores de necessidades especiais. O prédio conta ainda com estacionamento privativo, paa proporcionar maior segurança ao magistrado, além de estacionamento para os funcionários e público.

Outro ponto muito significativo, considerado na concepção do prédio, foi a questão da sustentabilidade e eficiência energética da construção, baseando-se nas orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e mesmo nas questões ambientais hoje tão em pauta.

A Comarca de Água Clara foi instalada em 30 de janeiro de 2001. A história do município está intimamente ligada com a cidade de Três Lagoas. De acordo com o Censo do IBGE de 2010, a população estimada é de 14.429 habitantes. Neste mês de janeiro de 2011 estão em andamento mais de 3.500 processos na comarca, uma litigância alta se comparada com a população local.