Programa de Justiça restaurativa auxilia vítimas e agressores
Vítimas e agressos no mesmo espaço em busca de melhor efetividade nas medidas sócio-educativas. Assim funciona a justiça restaurativa. Um programa de atendimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e que foi aprovado pelos desembargadores do tribunal do pleno ontem (22). A prática que já é realizada em MS agora está regulamentada e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vítimas e agressos no mesmo espaço em busca de melhor efetividade nas medidas sócio-educativas. Assim funciona a justiça restaurativa. Um programa de atendimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e que foi aprovado pelos desembargadores do tribunal do pleno ontem (22).
A prática que já é realizada em MS agora está regulamentada e é executada pelo juiz Danilo Burin, da Vara da Infância e Juventude. A ideia é contrinuir para a garantia dos direitos humanos do agressor e da vítima, seus familiares e a comunidade, bem como promover a cultura pela paz social.
A justiça restaurativa tem a intencao de promover um modelo de justiça voltado para as relações prejudicadas por situações de violência, que envolvem o autor do ato infracional e a vítima, seus familiares, a comunidade e, ao mesmo tempo, valoriza a autonomia e o diálogo, e cria oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito conversem e entendam a real causa do problema, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos.
Os profissionais envolvidos no Programa de Atendimento da Justiça Restaurativa, pela resolução, vão cuidar da efetivação das medidas definidas nos artigos 62 e 63 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em especial adotando medidas para valorização do ensino e, conforme a idade, do labor, sem prejuízo de outras medidas que visem a proteção do adolescente infrator, da vítima, dos familiares e da sociedade.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.