Justiça volta atrás e libera cassetetes para agentes em Uneis
A justiça voltou atrás e liberou os agentes das Unidades Educacionais de Internação (Uneis) para utilizarem instrumentos de contenção em casos de crises, como a ocorrida no último dia 13 de novembro, quando 14 jovens fugiram da unidade Dom Bosco em Campo Grande. A decisão é do juiz Danilo Burin, da Vara da Infância e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A justiça voltou atrás e liberou os agentes das Unidades Educacionais de Internação (Uneis) para utilizarem instrumentos de contenção em casos de crises, como a ocorrida no último dia 13 de novembro, quando 14 jovens fugiram da unidade Dom Bosco em Campo Grande. A decisão é do juiz Danilo Burin, da Vara da Infância e Juventude.
No episódio da fuga, três educadores foram feridos pelos jovens em rebelião. Dois sofreram cortes superficiais no tórax e na barriga, e o outro levou uma estocada profunda no peito. As armas utilizadas no ataque eram artesanais, feitas com pontas de madeira ou ferro em forma de punhal.
Há cerca de três meses, a Vara da Infância e Juventude já tinha proibido o uso de equipamentos de defesa, como cassetetes ou tonfas. Mas o número elevado de rebeliões ocorridas em um curto espaço de tempo forçou a revisão dessa restrição.
O juiz ressalva que os cassetetes só devem ser utilizados “se outros meios se mostrarem ineficazes ou não permitirem alcançar o resultado desejado”. Danilo Burin determinou ainda a devolução aos agentes do material de contenção apreendido pelo Ministério Público.
Os motins e rebeliões são mais frequentes na Unei Dom Bosco porque a unidade, instalada provisoriamente na Colônia Penal Agrícola – recebe apenas jovens que cometeram crimes e já foram sentenciados pela justiça – inclusive adolescentes vindos do interior do Estado. As demais Uneis recebem internos de maneira provisória. A média de internação na Unei Dom Bosco é de sete meses, e a reincidência atinge 90% dos casos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Campo Grande amanhece chuvosa e MS permanece em alerta de tempestade
Previsão indica chuva intensa com vento e raios
De desmatamento a improbidade administrativa, MPMS arquiva 42 inquéritos civis
Interessados terão dez dias para juntar documentos aos autos
Seca que atingiu MS em 2024 invadiu 59% do território brasileiro e é a maior da história
Segundo o Cemaden, a seca severa que afeta o Pantanal começou em 2019 e persiste até hoje
Motociclista morre na Gunter Hans ao bater em meio-fio e ser arremessado por 11 metros
Motociclista não conseguiu parar, passou por cima da cabeça da vítima e fugiu do local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.