Mudanças

Projeto de Emenda à Constituição que prevê mudanças no sistema eleitoral brasileiro, mais especificamente implantando papel em sistema praticamente 100% eletrônico, é o assunto entre parlamentares de Mato Grosso do Sul.

A favor

Até agora, nenhum deles se demonstrou contrário ao projeto, que não tem adesão maciça da Câmara dos Deputados e nem do Senado Federal.

Aqui não

Em terras pantaneiras, até quem torce o nariz para a ideia não se declara totalmente contrário ao projeto, criticado por muitos brasileiros.

Narrativa

Justificando “mais transparência” no processo eleitoral, os parlamentares afirmam que o retrocesso atacado por muitos com a criação de novo mecanismo impresso, não passa de narrativa criada pela oposição.

Papel

O questionamento de outros tantos é que o tal meio de controle, citado por quem defende o projeto, não seria tão assertivo assim, já que o texto prevê que comprovante impresso do voto seria a prova do eleitor para confirmar em quem votou.

Auditável?

Por outro lado, outros se questionam que um processo auditável dependendo de contagem de papéis levaria dias, ou até semanas e não seria confiável como o processo atual. É esperar para ver.