Tudo novo

A galeria com fotos e biografias dos vereadores de , no site da Câmara Municipal, já foi atualizada. Além dos parlamentares reeleitos, que permanecem com as mesmas fotos, foram acrescentadas imagens dos 17 novos vereadores que se elegeram em 2020.

Diferentes

Diferente da Assembleia, cujo portal dá opção de visualizar os deputados agrupados por partidos, na Casa de Leis do município, eles estão em ordem alfabética. É mera forma de organização, mas também acaba deixando de fora a separação dos parlamentares da Câmara por bancadas.

2021 de emprego (não tão) novo

O ex-vice-prefeito de , Wellison Muchiutti, não ficou nem um dia sem trabalho. O ex-chefe do Executivo Marcelo Ascoli (PSL) não disputou a reeleição em 2020.

Fica, vai ter bolo

A prefeita interina Vanda Camilo (PP) nomeou Muchiutti para a Procuradoria-Geral do Município. O ex-vice-prefeito é advogado e professor universitário e especialista em Gestão Pública, Direito Público e Direito Penal.

De molho

Enquanto os deputados estaduais de Rondônia concluíram uma investigação contra a Energisa, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada pela Assembleia Legislativa de continua paralisada.

Chegou perto

No momento em que a CPI da Alems recolhia relógios para perícia, em março do ano passado, a pandemia do novo coronavírus forçou a paralisação das atividades. De lá para cá, a suspensão vem sendo prorrogada.

Boca no trombone

Na última ampliação do prazo, em dezembro, o presidente da CPI não escondeu a insatisfação. No meio da sessão, ele pediu mais apoio para resgatar a investigação.

Devagarinho

Simultaneamente, a Assembleia de Rondônia chegou a paralisar sua CPI contra a Energisa, mas retomou as atividades em julho. Lá, a empresa foi investigada também má prestação do serviço.

Tchau, querida

Com audiências restritas, o colegiado rondoniense aprovou e o plenário da Casa de Leis homologou relatório que pedia que a Energisa fosse obrigada a entregar a concessão, além de pedir a dos diretores aos Ministério Públicos Federal e do Estado.

Enquete

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) começou 2020 “medindo a febre” de seu público a respeito da colega , senadora pelo MDB de Mato Grosso do Sul. Em enquete lançada no Twitter, Kajuru apresentou Simone como candidata à presidência do Senado, perguntou quem a conhece e o que acham dela. Além disso, encorajou seus seguidores a “comentarem sem parar”.

Repercussão

A postagem teve 224 respostas até o início da noite de ontem (4), com comentários críticos (‘Fraca', escreveu um seguidor), elogiosos (‘excelente nome', disse outro) e também irônicos (‘Senadora? do Brasil??'). Simone Tebet não é a primeira “vítima” de uma enquete do polêmico senador. Kajuru ainda consultou seus seguidores sobre outro parlamentar que pretende disputar a presidência da Casa, Major Olímpio (PSL-SP).

Ele mesmo

Jorge Kajuru também fez uma enquete perguntando sobre ele mesmo, se colocando na corrida pelo comando do Senado Federal. Até agora, a postagem sobre Simone Tebet foi a de maior interação, superando também as enquetes sobre os concorrentes à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP).