TCE-MS multa ex-prefeito de Jaraguari após irregularidades na saúde do município

Multa foi aplicada após auditoria no município

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
jaraguari multa
Foto aérea do município vizinho de Campo Grande (Foto: Divulgação, Prefeitura de Jaraguari)

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) multou o ex-prefeito de Jaraguari após apontar irregularidades na saúde do município, a 46 quilômetros de Campo Grande. O acórdão consta no Diário Oficial do órgão desta quarta-feira (22).

A decisão lembra que auditoria levantou informações sobre a disponibilização e a prestação de serviços por profissionais médicos no município. Assim, não comprovaram a convocação dos candidatos aprovados em concurso público.

Além disso, a auditoria apontou falha na formalização e na execução dos contratos, a não utilização de sistema informatizado para o registro das atividades desempenhadas pela Secretaria Municipal de Saúde e fragilidade do controle de jornada dos médicos.

Por fim, destacou que a obra de ampliação de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) do município não foi concluída.

Multa

“É declarada a irregularidade dos atos administrativos apontados na auditoria de levantamento de informações sobre a disponibilização e a prestação de serviços por profissionais médicos no Município”, apontou a Corte. O TCE-MS justificou que não houve comprovação da adoção das medidas necessárias, “o que enseja a aplicação de multa aos responsáveis”.

Por isso, aplicou multa de R$ 2,5 mil para o ex-prefeito Edson Nogueira e o mesmo valor para a secretária de Saúde do município na época, Vanessa da Silva Gomes Lurznik. O montante deverá ser pago em até 45 dias, em favor do Funtc (o Fundo Especial de Modernização e Aperfeiçoamento do Tribunal de Contas).

O Jornal Midiamax acionou o ex-prefeito Edson sobre a decisão. Até a publicação desta matéria não houve retorno. Contudo, a reportagem destaca que o espaço segue aberto para posicionamento e esclarecimento das partes.

Sobre a falta de conclusão da obra de unidade de saúde, recomendou a atual gestão que conclua a obra iniciada na Unidade Básica de Saúde do município.

Conteúdos relacionados

programa ações pantanal