Duas secretarias de governo terão novos secretários durante os dias 11 a 20 de maio, quando comitiva estadual participa de evento de empresários em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O governador Eduardo Riedel (PSDB) também viaja e deve ser substituído pelo vice, José Carlos Barbosa, o Barsinha (PSD).

De acordo com publicações no DOE (Diário Oficial do Estado) desta quinta-feira (9), com a ausência de Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a secretaria passa a ser comandada por Walter Carneiro Júnior, que é secretário-adjunto.

Como o Jornal Midiamax adiantou, a viagem de Verruck a Nova Iorque é a que terá maior duração, de 11 a 20 de maio, diferente de outros secretários e servidores que permanecerão nos EUA até 18 de maio.

Também foi publicada hoje a substituição de Rodrigo Perez, da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, que ficará sob responsabilidade de Ana Carolina Nardes, secretária-adjunta, também de 11 a 18 de maio.

Comitiva mais enxuta

Além de Verruck e Perez, também vai aos Estados Unidos Artur Henrique Falcette, secretário-executivo de Meio Ambiente e o servidor Oscar Diego de La Rubia. Todos têm autorização para se ausentar do Brasil de 11 a 18 de maio.

Essa é a quarta viagem de Riedel aos Estados Unidos desde que assumiu como governador, a última aconteceu em outubro de 2023, também acompanhando de Jaime Verruck. O vice-governador Barbosinha assume o comando do Estado no período.

A comitiva de Mato Grosso do Sul, conforme publicação no Diário Oficial, será menor do que aquela que viajou até Dubai, nos Emirados Árabes, em dezembro do ano passado. Na época, o Governo do Estado levou seis servidores para a COP28 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas). O governador Eduardo Riedel foi representado pelo secretário Jaime Verruck.

Os valores gastos com passagem aérea para a ida a Nova Iorque, para o evento de empresários, ainda não foram divulgados pelo Governo do Estado. Segundo o Governo, o evento nos Estados Unidos servirá para que Mato Grosso do Sul apresenta suas “potencialidades a investidores”, conforme afirmou Riedel em entrevista coletiva nesta semana.