O governador Eduardo Riedel (PSDB) disse nesta segunda-feira (6) que mantém contato diário com o governador do Rio Grande do Sul, o também tucano Eduardo Leite. Equipe de militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul está desde a noite do sábado (4) no estado arrasado pelas chuvas.

Em agenda pública nesta manhã, Riedel afirmou que o helicóptero e os 9 militares resgataram 160 pessoas nas primeiras 24 horas de trabalho. Os militares chegaram às 23 horas do sábado ao Rio Grande do Sul e permaneceram em trabalho até a noite do domingo.

“Tenho falado com o Leite diariamente. É importante que todos tenham a dimensão da catástrofe que acontece no Rio Grande do Sul com danos estruturais e econômicos”, disse Eduardo Riedel.

O governador de Mato Grosso do Sul ressaltou, ainda, que as falas recentes de Eduardo Leite sobre colocar em prática no Rio Grande do Sul uma espécie de ‘Plano Marshall' – ajuda financeira despendida pelos Estados Unidos para reconstruir a Europa na Segunda Guerra Mundial – deve ser realidade daqui para frente.

“O Leite costuma dizer que será necessário um Plano Marshall, aquele usado para reconstruir a Europa e é isso mesmo. Vamos ter que tomar a atitude e Mato Grosso do Sul não vai ficar distante”, disse Riedel.

Instituições planejam ações para ajudar o RS

Durante a agenda pública que ocorre na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), o governador afirmou que uma ação em conjunto está sendo elaborada junto da concessionária Energisa, a empresa Cruzeiro do Sul e a Fiems para arrecadar donativos com destino ao estado impactado pelas chuvas.

A ideia é que a ação comece inicialmente com itens de primeira necessidade e depois seja ampliada para doação de móveis, por exemplo, já que milhares de famílias perderam tudo. Os detalhes da ação ainda devem ser divulgados.

Em , pontos de coleta reúnem doações para as famílias do Rio Grande do Sul. Confira aqui a lista.