O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), terá reunião nesta terça-feira (6) com comitiva do Paraguai em Campo Grande para tratar do Gasoduto Argentino.

Recentemente, o deputado estadual e ex-governador, Zeca do PT, disse durante agenda do presidente Lula (PT) em Corumbá, que pediria ajuda para a importação do gás argentino para Mato Grosso do Sul.

“Eu quero conversar com ele também sobre, além da bioceânica, além dos índios, do desenvolvimento com algumas iniciativas que nós queremos trazer para cá, como, por exemplo, o gás da Argentina”, afirmou.

Conforme a assessoria de comunicação do governo, a reunião acontece no Receptivo do Prosa, às 9h, mas não há mais detalhes do que deverá ser tratado com representantes do país vizinho.

Gasoduto

O gasoduto entre a jazida de Vaca Muerta, no oeste argentino, e a fronteira com o Rio Grande do Sul está em licitação pelo atual governo argentino. Se o cronograma for cumprido, existem chances de a obra ser concluída entre o fim de 2024 e o início de 2025.

Em janeiro de 2023, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a confirmar que o BNDES financiaria parte da obra estatal do gasoduto argentino. Segundo o jornal Poder360, antes de o petista confirmar a decisão do Brasil, o governo da Argentina já havia se antecipado em 2022, depois da eleição, dizendo que receberia dinheiro brasileiro para o gasoduto.

Porém, após a eleição de Javier Milei, os planos de financiamento foram deixados de lado.