Parlamentares federais de Mato Grosso do Sul prestaram condolências ao deputado federal Arthur Lira (PP) após a morte de Benedito Lira, pai do presidente da Câmara dos Deputados. Senadores e deputados de MS relembraram a trajetória do falecido aos 82 anos, na madrugada desta terça-feira (14).
A senadora Tereza Cristina (PP) lamentou a morte de Benedito. “Minhas condolências a Arthur Lira, meu colega do PP e presidente da Câmara dos Deputados, pela perda do seu pai, prefeito Benedito Lira – político de longa e reconhecida trajetória de Alagoas. Que familiares e amigos recebam conforto espiritual e possam ser consolados nesta hora tão difícil”, disse.
Já o deputado Dagoberto Nogueira (PSDB) compartilhou nota da bancada da Federação PSDB/Cidadania. As legendas expressaram pesar pela perda do presidente da Câmara dos Deputados.
O deputado federal por MS, Luiz Ovando (PP), afirmou que Benedito foi político notório no cenário brasileiro. “É com imenso pesar que lamentamos a morte de Benedito de Lira, pai do nosso presidente, Arthur Lira”.
Lembrou que o pai de Lira era colega de legenda. “Filiado ao Progressistas (PP), ele foi um notório político brasileiro de Alagoas, Senador pelo seu estado e também era Prefeito de Barra de São Miguel, AL. Expressamos aqui nossas sinceras condolências e rogamos a Deus que conforte o coração de seus familiares”, disse. Por fim, Rodolfo Nogueira (PL) compartilhou nota de condolências.
Prefeito reeleito
Benedito foi reeleito prefeito de Barra de São Miguel, em Maceió. Conforme o UOL, ele não pode comparecer à posse e o vice, Henrique Alves Pinto (PP), ficará com a vaga.
O prefeito reeleito estava internado em Maceió desde o final de 2024. Em 8 de janeiro, Arthur Lira não participou da cerimônia do Governo Federal devido ao quadro de saúde do pai.
Assim, o presidente da Câmara acompanhava o tratamento do pai em Alagoas. Benedito sofreu parada cardíaca na madrugada desta terça-feira (14) e lutava contra um câncer.
Em 31 de dezembro foi submetido a uma cirurgia de emergência após obstrução intestinal.
Filiado ao PP
O Progressistas publicou nota de pesar pela morte de Benedito. A legenda “lamenta profundamente a partida de um gigante. Faleceu hoje Benedito de Lira, um dos maiores líderes do país e pai do presidente da Câmara, Arthur Lira”.
Na nota, o partido lembrou da trajetória de Benedito, que já foi vereador, deputado estadual, deputado federal, senador e prefeito. “Acima de tudo, um apaixonado pelo povo do estado de Alagoas. Tamanha era sua alegria em trabalhar pelo estado, que o fez até o último de seus dias, quando traçava planos para seu segundo mandato à frente da prefeitura de Barra de São Miguel”, disse o partido.
A legenda manifestou sentimentos para a família. “Seu sorriso marcante, ânimo insuperável, carinho com o povo e compromisso com o Brasil nos honraram e continuarão servindo de orgulho e inspiração para todos nós. Manifestamos nossos sentimentos à família neste dia em que cada Progressista em todo o Brasil sofre a perda como a de um grande amigo”.