Nesta quinta-feira (8), acontece a Tempus Veritatis, da Polícia Federal, com cumprimento de mandados em Mato Grosso do Sul. A operação apura organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política, mantendo o então presidente, Jair (PL), no poder.

São cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão, além de 48 medidas cautelares diversas da prisão, como proibição de manter contato com os outros investigados, proibição de sair do país e a entrega do passaporte em até 24 horas, além da do exercício de funções públicas.

Além de Mato Grosso do Sul, são cumpridos mandados nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Nesta fase, as investigações apontam que o grupo se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas Eleições Presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, para viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital.

O primeiro eixo consistiu na construção e propagação da versão de fraude nas Eleições de 2022, por meio da disseminação falaciosa de vulnerabilidades do sistema eletrônico de votação, discurso reiterado pelos investigados desde 2019 e que persistiu mesmo após os resultados do segundo turno do pleito em 2022.

O segundo eixo de atuação consistiu na prática de atos para subsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito, através de um golpe de Estado, com apoio de militares com conhecimentos e táticas de forças especiais no ambiente politicamente sensível.

O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento de alguns mandados, em apoio à Polícia Federal. Os crimes investigados são de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Foto: Imagem ilustrativa (Henrique Arakaki, Arquivo Midiamax)