O governador (PSDB) admitiu nesta segunda-feira (5) durante abertura do ano legislativo na Assembleia de que a alíquota de 14% para servidores estaduais aposentados e pensionistas pode ter alteração. O anúncio deve ser feito após o Carnaval.

“Nos reunimos na semana passada com o e esse foi um dos assuntos prioritários. Gostaria de destacar que o movimento dos servidores é válido e que nós estamos com pré-disposição para analisar o pleito de vocês. Vamos discutir modalidades e maneiras, se é na alíquota ou se é outra medida”, disse.

Manifestação

Manifestantes se reuniram em frente ao prédio, no Parque dos Poderes, pela redução no desconto de 14% da Previdência Social dos servidores públicos estaduais. O grupo aproveitou a visita do governador Eduardo Riedel (PSDB) para pedir definição sobre o desconto.

“O governo desconta todo mês o valor dos aposentados. Queremos derrubar isso. Nossa vida piorou muito com a reforma previdenciária desde 2021”, relatam.

Reforma na Previdência

Desde janeiro de 2021, os aposentados e pensionistas passaram a ter um desconto de 14% após a aprovação da “Reforma da Previdência”. A categoria argumenta que esse desconto é excessivamente alto e impacta negativamente suas condições de vida, considerando especialmente as despesas com saúde.

(Foto: Nathália Alcântara, Midiamax)

*Matéria editada para correção de informações.