A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul) afirmou que deve defender a alíquota zero no desconto da previdência de servidores aposentados e pensionistas. “Nós não aceitamos abono. Nós queremos isenção”, afirmou o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, durante discurso no saguão da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), após a sessão desta quinta-feira (21). 

A fala refere-se às primeiras propostas do Governo do Estado de conceder um abono de R$ 300 para os servidores que recebem os menores salários. Essa faixa salarial contemplaria 4 mil servidores aposentados. 

A primeira proposta do Governo foi de conceder o abono para o grupo que recebe até dois salários mínimos, o que foi rejeitado pela categoria. 

Há a expectativa que uma segunda proposta seja entregue nesta quinta-feira. Segundo o deputado estadual Pedro Kemp (PT), esse novo projeto estenderia a faixa salarial para dois salários mínimos e meio. 

Contudo, o parlamentar afirmou que esse número não contemplaria uma quantidade suficiente de trabalhadores. 

Assim, a expectativa é que seja apresentada uma contraproposta que conceda abono de R$ 400 para aposentados e pensionistas que recebem até cinco salários mínimos. Esse projeto atenderia 11 mil dos 29 mil servidores aposentados e pensionistas. 

Aposentados lotam a Alems 

Os servidores lotaram a sessão da Alems, nesta quinta-feira (21), para protestar e cobrar providências dos deputados contra o desconto previdenciário de 14% na folha de pagamento. 

Houve uma longa fila de servidores na frente da Casa de Leis nesta manhã, à espera para entrar. Grupos de diversas cidades de Mato Grosso do Sul se deslocaram até a Capital para participar do ato. 

Fale com o Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok