Pular para o conteúdo
Política

Em Brasília, Riedel assina plano para combate a incêndios no Pantanal e Amazônia

Em março, STF decidiu que União deveria apresentar plano de combate a incêndios nos biomas
Mariane Chianezi -
Governador Eduardo Riedel vai a Brasília assinar pacto de combate a incêndios do Pantanal e Amazônia | Foto: (divulgação, Segov)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) assinará nesta quarta-feira (5) o plano federativo para combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia. Com outros governadores, o chefe do Executivo firmará compromisso durante cerimônia alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente em .

Em março, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por unanimidade, que a União teria 90 dias para apresentar um plano de combate a incêndios nos biomas Amazônia e Pantanal com monitoramento, metas e estatísticas.

Entre as providências a serem adotadas pela União foram determinadas: a elaboração de um plano de recuperação da capacidade operacional do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e de um plano de ação com medidas concretas para processamento das informações prestadas ao Cadastro Ambiental Rural.

Vale lembrar que o Pantanal Sul-mato-grossense tem sofrido com as chamas. Nesta terça-feira (4), uma nova guarnição de 21 especialistas em enfrentamento a incêndios florestais deixou Campo Grande rumo a Corumbá, para reforçar o efetivo no combate ao foco detectado na madrugada do último domingo (2).

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação do governador, o evento acontecerá no Palácio no Planalto, às 10h. A tarde, Riedel retorna para onde cumprirá agenda interna de compromissos.

Incêndios e desmatamento

Não apenas os incêndios consomem o bioma, como também o desmatamento desenfreado. O Governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial do dia 19 de fevereiro o decreto n° 16.388, que regulamenta a chamada Lei do Pantanal e estabelece normas e diretrizes para a atuação nos limites do bioma. A legislação entra em vigor após série de reportagens do Jornal Midiamax sobre desmatamento desenfreado e ilegal no Pantanal.

A Lei nº 6.160 foi publicada oficialmente em 18 de dezembro de 2023, após sansão em evento com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Bioparque do Pantanal. 

Com a regulamentação, ficam estabelecidas regras para a atuação de proprietários rurais dentro do Pantanal. Há normatização para licenciamento ambiental, que inclui a supressão de vegetação nativa, conversão de pastagens, corte de árvores nativas, limpezas de pastagens e agricultura consolidada.

O fogo no Pantanal também passa a ser regulamentado, com licenciamento ambiental para queima controlada, quando integrar o MIF (Manejo Integrado do Fogo) indicado no Plano de Manejo Integrado do Fogo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção brasileira feminina de futebol estreia em 2025 com derrota em amistoso com os EUA

jogador luiz gustavo sao paulo

Luiz Gustavo é internado com dores do peito e desfalca o São Paulo por tempo indeterminado

Bandeira da comunidade LBGT - (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Condutor perde controle e veículo tomba para fora da pista em rodovia de MS

Últimas Notícias

Polícia

Corpo é encontrado com sinais de violência no Centro de Belas Artes

Vítima foi identificada como Assis Ari Lopes da Silva

Esportes

Corinthians dá show em noite de gala de Memphis e Yuri, bate Vasco e vence a 1ª no Brasileirão

Com o controle da partida desde o primeiro tempo, o Corinthians ficou mais cauteloso na etapa final, mas já era tarde para o Vasco entrar no jogo

Polícia

Mulher é suspeita de fugir de casa com salário do marido em Campo Grande

Dinheiro seria usado para pagar o aluguel onde o casal vivia com as filhas

Polícia

Motoqueira de aplicativo some com mega hair de cliente avaliado em mais de mil reais

Vítima procurou a delegacia para registrar queixa contra a motociclista que não entregou o aplique