Pular para o conteúdo
Política

Governo publica decreto que regulamenta e Lei do Pantanal está oficialmente em vigor

Os efeitos da lei valem desde domingo (18), conforme estabelece o decreto
Priscilla Peres -
lei pantanal (1)
Imagem ilustrativa. (Arquivo, Midiamax)

O Governo de publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (19), o decreto n° 16.388, que regulamenta a chamada Lei do e estabelece normas e diretrizes para a atuação nos limites do bioma. A legislação entra em vigor após série de reportagens do Jornal Midiamax sobre desmatamento desenfreado e ilegal no Pantanal.

A Lei nº 6.160 foi publicada oficialmente em 18 de dezembro de 2023, após sansão em evento com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Bioparque do Pantanal. Na publicação, foi definido prazo de 60 dias para a lei entrar em vigor, chegando ao fim na última sexta-feira (16).

Com a regulamentação, ficam estabelecidas regras para a atuação de proprietários rurais dentro do Pantanal. Há normatização para licenciamento ambiental, que inclui a supressão de vegetação nativa, conversão de pastagens, corte de árvores nativas, limpezas de pastagens e agricultura consolidada.

O fogo no Pantanal também passa a ser regulamentado, com licenciamento ambiental para queima controlada, quando integrar o Manejo Integrado do Fogo (MIF) indicado no Plano de Manejo Integrado do Fogo.

Os efeitos da lei valem desde domingo (18), conforme estabelece o decreto.

Preservação do Pantanal

No texto da legislação são tratados temas sobre o desmatamento das áreas de preservação e a proibição do cultivo de novas plantações de cana, e eucalipto, por exemplo. A princípio, não há uma tratativa específica sobre a abertura de estradas. Ainda assim, o governador suspendeu, em agosto, todas as licenças ambientais para desmatamento na região do Pantanal.

Segundo o governador, 84% do Pantanal está preservado. “Só que a gente tem que redobrar a atenção e o cuidado”. Ele afirmou que “não podemos mais permitir algumas práticas que estavam em andamento, ao mesmo tempo que a gente tem que garantir esse espaço de uma biodiversidade única, de um estoque de carbono importante e de práticas sustentáveis”.

Vale lembrar que parte do desmatamento desenfreado no Pantanal ocorre por obras sem licenças ambientais. Algumas delas são de responsabilidade do empreiteiro Patrola, que possui contratos paralisados para obras de rodovias na região pantaneira.

Por fim, o governador citou que a legislação tem objetivo de equilibrar os dois lados. “A gente não tem pessoas que ficam descontentes de um lado ou de outro. Às vezes algumas pessoas entendem que o Pantanal não pode ter gente. Algumas pessoas entendem que o Pantanal tinha que servir somente a produção. Não, nós temos um equilíbrio a ser encontrado”, explicou.

Lei sancionada

A lei foi assinada ao lado de representantes da causa ambiental, como a advogada e ativista da causa indígena Tatiana Ujacow. Deputados estaduais estiveram na cerimônia, além do presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Gerson Claro (PP). Deputados estaduais também participaram da sanção.

Simone Tebet lembrou que a lei “foi feita em conjunto por diversas mãos, meio ambiente, organismos, ONGs ambientais aliados ao setor produtivo do agronegócio”. Ela também pontuou que uma emenda constitucional coloca as doações para fundos ambientais separada do Orçamento.

“Todas as doações de organismos internacionais ou da iniciativa privada para os fundos brasileiros, seja da Amazônia, seja do Pantanal, de qualquer bioma, eles podem vir em abundância porque eles não vão impactar o primário nem o orçamento”, disse.

Com a alternativa, Riedel afirmou que “todas as empresas ou instituições, governos que tiverem de fora, que tiverem interesse em participar de bons projetos para o bioma Pantanal, vão ter no fundo um espaço para angariar recursos e garantir que o Pantanal continue sendo preservado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paulista, Mônica saiu de casa para conhecer Bonito, mas acabou se encantando mesmo é por ‘árvore de pássaros’

Onde assistir: Flamengo x Chelsea duelam pela liderança de grupo nesta sexta-feira

É feriado? Confira o que abre e o que fecha em Campo Grande nesta sexta-feira

basca de bala

[ BASTIDORES ] Justificou apontando ‘volume’ de colegas

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Vale ouro!

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e nos CRSs de Campo Grande

Nesta sexta-feira (20), mais de 100 médicos atendem nas unidades de saúde de Campo Grande

Mundo

Rússia, China e Europa intensificam mobilização por fim da guerra

Irã aceitou se reunir com representantes de Reino Unido, Alemanha e França para discutir o conflito

Mundo

EUA e Irã negociam trégua; Trump decide sobre ataques em 2 semanas

Chanceler iraniano teria afirmado que o Irã não retornaria às negociações a menos que Israel parasse com os ataques

Cotidiano

Campo Grande amanhece sob neblina e com frio nesta sexta-feira

Frente fria avança na próxima semana e derruba temperaturas para 0ºC