O presidente estadual do PRD (Partido Renovação Democrática), , diz que está organizando a nova sigla e adianta que está conversando com lideranças do . Ele vê o novo partido como uma oportunidade para quem deseja se ‘projetar na política'.

O PRD surgiu após a fusão do PTB com o Patriota. Delcídio do Amaral já era o nome cotado para comandar o partido no Estado. Lídio Lopes (Patriota) decidiu deixar a sigla.

De um lado, a nova sigla tinha Delcídio como presidente estadual do PTB e, do outro, Lídio Lopes, que era presidente do Patriota em Mato Grosso do Sul. Com a homologação, a nova sigla ‘partiu' lideranças ao meio.

Lídio já afirmou que vai se filiar a outro partido. Desta forma, vereadores do Patriota como Edu Miranda, Paulo Lands e o secretário de saúde e parlamentar licenciado, aguardam o posicionamento da liderança para saber os rumos que devem seguir nas eleições de 2024.

Delcídio adianta que segue buscando negociações e organizando o PRD. Ele explica que tem conversado com várias lideranças, incluindo as do Patriota.

“Estamos começando a organizar o partido, não só renovando os diretórios provisoriamente em alguns municípios. Estamos conversando internamente não só com os antigos filiados do PTB, mas também com os do Patriota. É justo e democrático. Muitas lideranças políticas estão nos procurando. O partido é excelente para quem quer alguma chance ou se projetar. As coisas estão andando bem e estamos agindo com naturalidade. É natural lideranças do Patriota acompanharem o deputado Lídio, como também é natural permanecer ou trocar de sigla”, disse.

Fusão do PTB e Patriota

A decisão teve como base o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, que apontou que as exigências da legislação foram atendidas pelos partidos. “A Procuradoria-Geral Eleitoral também opinou pelo deferimento do pedido de fusão, destacando que as impugnações solicitadas versam sobre questões que não afetam matérias das competências da Justiça Eleitoral”, disse.

Assim, a ministra Cármen Lúcia destacou que o estatuto do PRD foi aprovado em convenção nacional. O encontro aconteceu em 26 de outubro de 2022 e as decisões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de 9 de novembro de 2022.

Ainda no voto, Cármen considerou que foi prejudicada a liminar que reservava, desde fevereiro de 2023, os recursos do Fundo Partidário que seriam destinados ao PRD. Então, a fusão dos partidos permite que o PRD obtenha verbas do Fundo Partidário.

O direito foi concedido devido à cláusula de barreira, superada pelo partido novo. Ou seja, a soma dos votos válidos obtidos pelo Patriota e o PTB nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados superou a cláusula. Por fim, o TSE esclareceu que, com a decisão, as verbas bloqueadas do PRD foram liberadas.