Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul terão pagamento adiantado em alusão ao Dia do Trabalhador. O dinheiro cai na conta nesta terça-feira (30), véspera de ‘feriadão prologando’ para os parlamentares.

Na sessão desta terça-feira, o primeiro secretário da Alems, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), informou que no dia 2 e 3 de maio não haverá sessão. Assim, os deputados terão cinco dias de descanso. Consequentemente, os trabalhos retornam na próxima semana.

Já o presidente da Câmara, o vereador Carlão (PSB) afirmou ainda no dia 25 de abril, que a Casa não terá expediente no dia 1º, dia do feriado, retornando na quinta-feira (2) com a sessão legislativa.

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa celebrada anualmente no 1º de maio. Essa data é fortemente associada ao histórico de luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Sua origem remonta a uma greve realizada em Chicago, no final do século XIX.

No entanto, a data passou a ser celebrada, pela primeira vez, em 1919, na França. No Brasil, a data começou a ganhar força no começo do século XX, sendo oficializada como feriado nacional durante o governo de Artur Bernardes. Em virtude da lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, a data ainda é feriado nacional no Brasil.