Pular para o conteúdo
Política

Após recesso, vereadores de Campo Grande retornam em 17 de fevereiro para 1ª sessão de 2025

Última sessão ordinária de 2024 será na próxima quinta-feira (19)
Thalya Godoy -
Câmara Municipal de Campo Grande (Divulgação)

A última sessão ordinária dos vereadores de está marcada para a próxima quinta-feira (19). Uma comissão de parlamentares deve ser montada para ficar de sobreaviso durante o plantão. 

Após o início do recesso, somente os eleitos para a próxima legislatura retornam à Casa de Leis em 1º de janeiro de 2025 para tomar posse e participar da eleição da Mesa Diretora. A cerimônia está prevista para iniciar às 16h.

A sessão inaugural está marcada para 17 de fevereiro e, para o dia seguinte, a primeira sessão ordinária de 2025. A renovação na Câmara de Vereadores chegou a mais de 50% nas eleições de 2024. Das 29 cadeiras, 14 retornam no próximo ano, enquanto 15 dão adeus à Casa de Leis.

Nova Lei do Prodes 

Segundo o presidente da Mesa Diretora, o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), há a expectativa que a prefeita Adriane Lopes (PP) encaminhe o projeto sobre a nova Lei do Silêncio e a Lei do Prodes (Programa de Incentivos para Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande) para serem votados ainda neste ano. 

Contudo, o parlamentar ressalta que a Casa de Leis não irá abrir mãos de prerrogativas atribuídas aos vereadores no projeto do novo Prodes, como a doação de terrenos. 

“Por exemplo, o Condecom [Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico] não pode ser deliberativo. Quem delibera é a Câmara, o poder legislativo. Se o Condecom quiser deliberar doação de área e incentivo fiscal, o [membros do] Condecom precisam se candidatar e se eleger porque quem tem essa prerrogativa passa pelas urnas, é a Câmara. O vereador não vai abrir mãos das duas prerrogativas”, alerta Carlão.  

Última semana

Para a sessão ordinária de terça-feira (17), estão pautados na Ordem do Dia dois vetos do Poder Executivo e três projetos de lei.

Três projetos de lei estarão em primeira discussão e votação. O PL nº 11.317/24, proposto pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), prevê a gratuidade no transporte público coletivo para mulheres vítimas de violência, garantindo que elas possam acessar serviços médicos, psicológicos e judiciais durante o período de atendimento sem custos.

A petista é também autora do PL nº 11.436/24, que declara a AVCG (Associação Venezuelana em Campo Grande) de utilidade pública municipal, reconhecendo o trabalho da associação no apoio a migrantes e refugiados venezuelanos.

Outra proposição em análise é o PL nº 11.354/24, do vereador Ronilço Guerreiro (PODE), que visa fomentar as bibliotecas comunitárias no município, incentivando a criação de espaços de leitura e acesso à informação.

Vetos

Ainda na sessão de terça-feira, os vereadores analisam o veto total ao Projeto de Lei nº 11.323/24, que trata do fornecimento gratuito de protetor auricular para pessoas diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A proposta é de autoria dos vereadores Silvio Pitu () e Professor André Luis (PRD).

Outro veto que será discutido é o veto parcial ao Projeto de Lei nº 11.418/24, que institui um programa de conscientização, prevenção e primeiros socorros em casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho. A proposta é de autoria dos vereadores Betinho (Republicanos), Professor André Luis, Dr. Victor Rocha (PSDB), Dr. Jamal (MDB), Gilmar da Cruz (PSD), Clodoilson Pires (Podemos) e Gian Sandim (PSDB).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Senna’ vencem categorias no Prêmio Platino, na Espanha

Prêmio Platino destaca filmes e séries ibero-americanos. Cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Municipal de Madri, na Espanha

Polícia

Dupla é detida por troca de etiquetas em supermercado do Jardim Centro-Oeste

Suspeitas trocaram etiquetas de uma peça de carne bovina, que pesava 4 kg, por uma de 1,7 kg

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio