Pular para o conteúdo
Política

TSE irá mostrar esse equívoco, diz Beto Figueiró sobre cassação de Rafael Tavares

Beto Figueiró relembrou a manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral do MPF, favorável a Tavares, e disse que partido deve recorrer
Gabriel Neves - Publicado em
Compartilhar
beto figueiró
Na foto, Beto Figueiró. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

O ex-presidente do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) em Mato Grosso do Sul, Beto Figueiró, afirmou que a decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) em caçar o mandato de Rafael Tavares (PRTB) foi equivocada.

Figueiró concorreu ao Governo do Estado como vice-governador ao lado de Capitão Contar (PRTB), recebendo 612 mil votos.

De acordo com Figueiró, o partido deve recorrer a instâncias superiores e acredita na anulação da decisão. “Com todo respeito, eu vejo que o tribunal [TRE-MS] se equivocou no caso”, comentou ao Jornal Midiamax.

“O partido trabalhou sem fundo, lutou contra o sistema político. O Rafael fez um trabalho brilhante e tudo isso se perdeu por conta de uma visão do Tribunal”, disse o membro do partido.

Figueiró afirmou que Tavares deve permanecer no cargo e acredita que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) irá reverter a decisão desta segunda-feira (13).

Do mesmo modo, ele também comentou sobre a inelegibilidade das candidatas que levaram à decisão do Tribunal. “Eu acompanhei a campanha das minhas, elas fizeram campanha. Se o espirito da Lei é preservar o voto da mulher, o Tribunal equivocadamente exclui elas do processo eleitoral”.

Por fim, o ex-presidente do partido relembrou a manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral do MPF (Ministério Público Federal), favorável a Tavares.

Ministério Público a favor de Tavares

A Procuradoria Regional Eleitoral do MPF se manifestou favorável a Rafael Tavares e contrário ao pedido de anulação de votos do PRTB nas eleições regionais de 2022, além da ilegibilidade dos envolvidos.

O procurador Luiz Gustavo Montovani ressaltou que a fraude em relação ao percentual mínimo de candidaturas femininas consiste no momento do registro, caracterizada pela ausência da real intenção de desenvolver a candidatura das mulheres.

Além disso, o procurador afirmou que a “desistência ou indeferimento do requerimento de registro de candidato(a), posterior ao deferimento do DRAP, não enseja a necessidade obrigatória de adequação ao limite mínimo de 30% de candidaturas de cada gênero”.

“Ante o exposto, a Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso do Sul se manifesta pela rejeição das preliminares arguidas em sede de Defesa (ID 12244980 e 12299027) e, no mérito, pela total improcedência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral em epígrafe, nos termos do que foi manifestado acima”, decidiu.

TRE-MS decide pela cassação do deputado

Contrariando a manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral do MPF, o TRE-MS decidiu pela cassação de Tavares em julgamento realizado na última segunda-feira (13).

O União Brasil solicitou a investigação. A legenda alegou que o PRTB não cumpriu a cota de gênero. Duas candidatas tiveram os registros indeferidos e não foram substituídas.

Assim, pede a cassação da chapa e do diploma e mandato de Tavares.

Durante o julgamento, o presidente do TRE-MS, desembargador Paschoal Carmello Leandro, questionou as circunstâncias do descumprimento de cota de gênero.

Ele destacou que as documentações comprovam que o PRTB apresentou 25 candidatos, 17 homens e 8 mulheres nas Eleições de 2022.

Contudo, apesar de cumprirem visualmente a cota de gênero, as candidaturas de duas mulheres foram indeferidas. “O DRAP foi julgado regular em março de 2022. Ocorre que depois disso, três registros foram indeferidos”.

Anteriormente, o deputado afirmou que segue com o mandato e que entrará com recurso para anular a decisão.

“No tapetão estão tirando um Deputado de direita para colocar um de esquerda, isso está claro. É a primeira vez que um Deputado Estadual é cassado dessa forma”, disse o deputado.

Por fim, Tavares afirmou que a decisão é “um ataque claro a democracia e a vontade do povo sul-mato-grossense. Vamos recorrer da decisão equivocada do tribunal. Sigo no mandato trabalhando pelo fortalecimento da direita enquanto aguardo julgamento do recurso”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)