Pular para o conteúdo
Política

Sônia Guajajara é recebida com danças e cobrança por mais demarcações em 2ª visita do mês a MS

Ministra participa da Grande Assembleia Aty Guasu
Marcos Morandi, Dândara Genelhú - Publicado em
Compartilhar
ministra sonia guajajara
Ministra durante chegada em Caarapó. (Marcos Morandi/ Midiamax)

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, foi recebida com danças e cobranças por mais demarcações na segunda visita a Mato Grosso do Sul em menos de 15 dias. A chefe da pasta participa da Grande Assembleia Aty Guasu nesta sexta-feira (24) em Caarapó.

Uma das lideranças Aty Guasu apresentou extensa lista com terras para serem demarcadas no Estado. “Está tudo muito lento em relação às demarcações. Sabemos que tem fuzil e balas de borracha esperando a gente”, reforçou.

Sônia foi recebida pelas lideranças indígenas de MS e com dança. Logo após, visitou a Casa de Rezas da comunidade.

Uma das lideranças de MS destacou a luta das mulheres indígenas. “Nós mulheres indígenas que lutamos, que choramos por nossos filhos e pelos nossos maridos, muitas vezes em silêncio. Nós sentimos as dores de todos eles e não podemos ter vergonha disso”, disse uma líder da Aty Guassu que preferiu não ser identificada.

O grupo realizou um minuto de silêncio em homenagem aos indígenas mortos em retomadas de terras no Estado. “Aqui em MS vale mais um pé de soja e um boi do que um índio vivo”, disse outra líder.

Agenda

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, deve retornar ao Estado para participar da Grande Assembleia Aty Guasu na sexta-feira (24). A ministra passou por Mato Grosso do Sul com a Caravana “Participa, Parente!” na última quarta-feira (15).

Desde esta terça-feira (21) até o domingo (26), a Caravana “Participa, Parente!” estará em Caarapó. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, cerca de 1 mil indígenas participarão da assembleia.

Esta será a oportunidade de expressar os posicionamentos em relação às políticas indigenistas. Além disso, eles votarão para eleger os representantes que vão compor o CNPI (Conselho Nacional de Política Indigenista).

Segundo o Ministério, o CNPI “desempenha um papel fundamental, propondo objetivos e princípios para políticas públicas destinadas aos povos indígenas, acompanhando a execução do Orçamento Geral da União, apoiando eventos organizados pelos povos indígenas e monitorando ameaças ou violações de direitos”.

Passagem por MS

Prefeitos de 15 cidades de Mato Grosso do Sul pediram a implantação de um novo Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) no Estado. Eles participaram de encontro com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, na quarta-feira (15).

A ministra veio ao Estado na Comitiva ‘Participa Parentes’, com autoridades da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e do Ministério da Saúde. Ela lembrou que os prefeitos presentes possuem população indígena nos municípios.

“A ideia é a gente aproximar essa relação para a gente pensar a implementação de políticas públicas dentro dos territórios indígenas”, destacou. O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Júnior, destacou três reivindicações dos prefeitos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

'CPI do Consórcio Guaicurus' chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados