Pular para o conteúdo
Política

Sônia Guajajara deve voltar a MS e participar de Grande Assembleia Aty Guasu

Ministra passou por MS há menos de uma semana e retornará para nova agenda em Caarapó
Dândara Genelhú -
sonia ministra
Ministra em passagem por MS (Alicce Rodrigues; Midiamax)

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, deve retornar ao Estado para participar da Grande Aty Guasu na sexta-feira (24). A ministra passou por com a Caravana “Participa, Parente!” na última quarta-feira (15).

Desde esta terça-feira (21) até o domingo (26), a Caravana “Participa, Parente!” estará em Caarapó. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, cerca de 1 mil indígenas participarão da assembleia.

Esta será a oportunidade de expressar os posicionamentos em relação às políticas indigenistas. Além disso, eles votarão para eleger os representantes que vão compor o CNPI (Conselho Nacional de Política Indigenista).

Segundo o Ministério, o CNPI “desempenha um papel fundamental, propondo objetivos e princípios para políticas públicas destinadas aos povos indígenas, acompanhando a execução do Orçamento Geral da União, apoiando eventos organizados pelos povos indígenas e monitorando ameaças ou violações de direitos”.

Passagem por MS

Prefeitos de 15 cidades de Mato Grosso do Sul pediram a implantação de um novo Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) no Estado. Eles participaram de encontro com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, na quarta-feira (15).

A ministra veio ao Estado na Comitiva ‘Participa Parentes’, com autoridades da (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e do Ministério da Saúde. Ela lembrou que os prefeitos presentes possuem população indígena nos municípios.

“A ideia é a gente aproximar essa relação para a gente pensar a implementação de políticas públicas dentro dos territórios indígenas”, destacou. O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Júnior, destacou três reivindicações dos prefeitos.

“Nós pedimos foi o apoio do Ministério junto ao Dsei, também a criação de um novo Dsei para poder atender a outra região do nosso estado. Nós temos aqui a terceira maior população, nós temos apenas um polo para atender toda essa população”, justificou o pedido.

Ele também lembrou da falta de água nas aldeias em Dourados. “Uma dessas reivindicações é exatamente a rede de água potável, é notório o crescimento que essa comunidade indígena teve e essa falta de água vem assolando em todos esses municípios”, disse o presidente.

Ao todo, 15 municípios participaram da reunião. São eles: Antônio João, Bela Vista, Aquidauana, , Dourados, Dois Irmãos do Buriti, , Japorã, Miranda, Nioaque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sidrolândia e Tacuru.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aéreas podem se negar a embarcar animais de suporte emocional, diz STJ

Passageira de aplicativo é presa com droga junto ao corpo em viajem de Ponta Porã à Capital

Fluminense encaminha vaga na Sul-Americana, Vitória dependerá de si para ir aos playoffs

Mulher em situação de cárcere e abusos é resgatada em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Botafogo leva susto, mas supera Estudiantes-ARG e depende só de si para avançar na Libertadores

Últimas Notícias

Brasil

Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos

Agência reguladora informou que o ciclo 2025 prevê a coleta de 3.505 amostras

Polícia

Adolescente é apreendida com dois quilos de skunk em ônibus na MS-156

Os militares realizavam bloqueio na MS-156

Cotidiano

Inspirado no Jubileu da Esperança, comunidade católica faz evento para jovens em Campo Grande

Oferecerá, através da música, dança, teatro, arte visual e outras expressões culturais

Brasil

Vídeo: bola de fogo é vista cruzando céu de Brasília

Possível ver o momento em que o objeto luminoso cruza o céu da cidade