Pular para o conteúdo
Política

Senadores de MS votam a favor de projeto que evita perdas do FPM

Municípios de MS perderam cerca de 4,2% nos repasses do início de 2023
Dândara Genelhú -
senado senadores fpm municípios Senado
Plenário do Senado; imagem ilustrativa. (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Aprovado com parecer favorável de senadores de Mato Grosso do Sul, o projeto de lei complementar nº 139/22 vai à sanção presidencial. A matéria prevê a transição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e evita perdas nos repasses aos municípios.

Primeiramente é importante definir que o FPM é uma transferência de recursos financeiros da União para os municípios de todo o . Cidades de MS e de todo o país recebem três decêndios por mês.

O cálculo da quantia considera a população de cada município brasileiro e a renda per capita de cada estado. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) é a base para ambos os dados.

A matéria aprovada pelos parlamentares concede prazo para os municípios migrarem para coeficientes menores do Fundo. Assim, a proposta visa “evitar bruscas quedas de arrecadação, estabelecendo uma transição de 10 anos para os municípios migrarem para uma faixa de coeficiente inferior do FPM”.

Contudo, vale ressaltar que municípios que aumentarem o coeficiente, terão os recursos imediatos. Então, a senadora Tereza Cristina (PP) e o senador Nelsinho Trad (PSD) foram favoráveis à matéria. Já Soraya Thronicke (União) não compareceu à sessão e estava internada.

Municípios de MS perderam FPM

São 13 o número de cidades de Mato Grosso do Sul que perderam repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em 2023. As administrações já sentem o impacto da redução de coeficiente na primeira parcela de janeiro.

Então, as 79 cidades de MS receberam mais de R$ 94 milhões no primeiro repasse de janeiro. Conforme estudo da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), há queda de 4,2% nos repasses no primeiro decêndio de janeiro. A diminuição é causada pela perda de coeficiente, baseado em um relatório parcial do Censo de 2022.

O Censo de 2022 preocupou prefeitos de 13 cidades de Mato Grosso do Sul. Isso porque a perda de população, segundo relatório parcial do Censo, causou queda em recursos dos municípios. Com menos repasses do Fundo, as prefeituras previam impacto em obras como balneários municipais e até na folha de pagamento dos servidores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maya Massafera revela ter sido vítima de sequestro: ‘Família era muito visada’      

Dicas de Cartola FC que Aumentam Sua Expertise nas Apostas

HRMS volta à mira de investigação por compra suspeita de insumos

Acusada é moradora em Ponta Porã (Foto: reprodução, Polícia Nacional)

Moradora de MS envolvida em tentativa de golpe em Pedro Juan Caballero é presa

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Desde 2022, MS teve 149 investigações de doenças respiratórias em aves

sindicato br 163

Sindicato das empresas de transporte de MS lamenta vitória da CCR para BR-163: ‘Setor em luto’

Governo publica novo decreto com recuo em aumento do IOF para fundos nacionais no exterior

Últimas Notícias

Brasil

Analfabetismo de pessoas com deficiência é quatro vezes maior no país

Taxa de pessoas com deficiência é 21,3%, entre sem deficiência é 5,2%

Mundo

UE adia regras de negociação bancária pela segunda vez, em espera por medidas dos EUA

Comissão Europeia adiará aplicação da Revisão Fundamental da Carteira de Negociação até janeiro de 2027

Polícia

Criminosos responsáveis por roubar diversos carros são presos em MS

Os roubos ocorreram nos dias 26 de abril, 13 de maio e 16 de maio deste ano.

Cotidiano

Campanha ‘Salve uma Criança’ vira lei e quer conscientizar população de MS

Lei não esclarece sobre como ações devem acontecer e quem irá coordená-las