A semana na Câmara Municipal de Três Lagoas teve a aprovação de apenas uma matéria e duas sessões solenes para entrega de homenagens. Outras matérias foram enviadas para deliberação nas comissões.

Na terça-feira (16), os vereadores aprovaram em sessão o Projeto de Lei 16/2023, que cria o Dia Municipal da Policial Militar Feminina, a ser comemorado em 12 de maio.

Foram encaminhados os seguintes projetos para discussão nas comissões de mérito:

  • Projeto de Lei 22/2023: “Estabelece a obrigatoriedade da emissão de certificado de origem dos animais, no ato de sua venda, pelos estabelecimentos comerciais ou residenciais no âmbito do município de Três Lagoas/MS, e dá outras providências”.
  • Projeto de Emenda à Lei Orgânica 1/2023.
  • Projeto de Resolução 1/2023: alteração no Regimento Interno da Câmara Municipal de Três Lagoas/MS.
  • Projeto de Lei 30/2023: “Autoriza o Poder Executivo a ceder em comodato, para posterior doação, área à empresa Boreste Indústria e Comércio de Ligas LTDA, e dá outras providências”.
  • Projeto de Lei 31/2023: “Institui no calendário oficial do município de Três Lagoas o Dia da Liderança Comunitária”.
  • Projeto de Lei 32/2023: “Institui no município de Três Lagoas/MS, a Semana Municipal do Administrador e Gestor, a ser celebrada anualmente na semana em que se comemora o Dia Nacional do Administrador, 9 de setembro, e dá outras providências”.

Há ainda dois recursos de reapreciação de projetos. O primeiro quer criar programa de incentivo fiscal para empregadores de mulheres em situação de violência. Já o segundo obriga a fixação de placas informativas ou comunicados, nas unidades públicas e privadas de saúde do município de Três Lagoas, sobre a Lei Federal 13.509/2017.

Os vereadores ainda aprovaram oito requerimentos, referentes a entrega de moções de congratulação e de Títulos de Cidadãos Três-Lagoenses, que foram entregues durante sessões solenes.

Homenagens na Câmara de Três Lagoas

Na quarta-feira (17), a Casa realizou sessão solene para entrega de Título de Cidadão Três-Lagoense a três pessoas, entre outras homenagens. Participaram do evento policiais civis e militares.

Câmara de Três Lagoas
Na sessão solene de quarta-feira, foi entregue uma moção e quatro títulos. (Foto: Divulgação/CMTL)

João Rafael Moreira dos Santos, o Jotinha, de 17 anos, recebeu Moção de Congratulação, por sua atuação no ciclismo.

Em seguida, o sargento Alexandre Faraço, nascido em São Paulo, recebeu o Título de Cidadão Três-Lagoense, por seu trabalho de 25 anos na Polícia Militar, assim como sua atuação junto a obras sociais da Igreja Católica, no município. Dentro da polícia, ele atuou na Rádio Patrulha e na Polícia Rodoviária Estadual. Já nas ações sociais, com diversos cidadãos da cidade, ele destacou projetos como sopa comunitária, no Jardim Primavera, e Ação Solidária Boa Esperança, no Jardim Carioca.

A empresária Leonice Barbosa Simão foi a segunda laureada. Nascida em uma fazenda próxima a Pauliceia/SP, tendo vindo para Três Lagoas quando adolescente. Ao se casar com Ronaldo Garcia Rodrigues, tiveram um mercadinho na Vila Nova. Também fabricou produtos lácteos e, por mais de 20 anos, comandou o Restaurante 315, um dos mais destacados e tradicionais da cidade. Atualmente, apoia seus filhos frente à Sorveteria Kuka Fresca.

O terceiro homenageado da noite foi o contabilista João Garcia de Freitas. Nascido na Fazenda Grama, em Inocência, fundou o Escritório Contábil Garcia, em 1991, com cinco clientes. Em 2000, formou-se em Ciências Contábeis na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), contando, hoje, com mais de 700 clientes e tendo seus filhos trabalhando a seu lado.

Por fim, o último a receber a honraria foi o empresário Gilmar Pereira Dias. Nascido em Paranaíba, é proprietário da Vidrobox, empresa que, atualmente, conta com 45 funcionários.

Segunda sessão solene reúne autoridades

Na quinta-feira (18), os vereadores realizaram mais uma sessão solene para entregar cinco títulos de Cidadão Três-Lagoense e um título de Cidadã Benemérita. Estiveram presentes o prefeito Angelo Guerreiro (PSDB); o vice-prefeito Paulo Salomão (PP); secretários municipais e outras autoridades.

Câmara de Três Lagoas
Na sessão solene de quarta-feira, foi entregue uma moção e quatro títulos. (Foto: Divulgação/CMTL)

A professora aposentadora Terezinha Bazé recebeu o título de Cidadã Benemérita. Graduada pela UFMS, ela atuou na instituição e também na Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados).

O Título de Cidadão Três-Lagoense foi entregue às seguintes personalidades:

  • Cláudio Mendonça, diretor superintendente do Sebrae/MS
  • Marcelo Turine, reitor da UFMS
  • Paulo Corrêa, primeiro-secretário da Mesa Diretora da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de MS)
  • Ricardo Ayache, presidente da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de MS)
  • Rosário Congro Neto, empresário
  • Tomás Bawden de Castro Silva, desembargador federal do TRT24 (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região)