Secretário de Riedel, Caravina toma posse e pede licenciamento de mandato como deputado estadual

Ex-prefeito de Bataguassu foi exonerado de cargo no primeiro escalão para tomar posse como deputado e já pediu licenciamento para retomar posto no Executivo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Solicitação foi realizada durante sessão plenária desta quinta-feira (Foto: Henrique Arakaki | Midiamax)
Solicitação foi realizada durante sessão plenária desta quinta-feira (Foto: Henrique Arakaki | Midiamax)

Deputado estadual eleito pelo PSDB, o ex-prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, tomou posse durante a solenidade realizada na Alems (Assembleia Legislativa de MS) na manhã desta quarta-feira (1º). Já na sequência, o deputado usou a tribuna para comunicar seu licenciamento do posto.

Caravina ocupa cargo no primeiro escalão do Governo do Estado, sendo o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Eduardo Riedel (PSDB). Ele foi exonerado da posição na última terça-feira (31), de forma que pudesse assumir o cargo eletivo e, na sequência, pedir o licenciamento e retomar o posto.

Com o pedido de Caravina, portanto, uma pequena dança das cadeiras: o então vereador João Cesar Mattogrosso, também tucano, assume a cadeira do correligionário na Alems. Com isso, Ademir Santana assume o posto em vacância na Câmara Municipal, o que ocorreu também nesta manhã.

Pedro Caravina (PSDB) foi leito com 31.952 votos. Nascido em Presidente Prudente, no dia 30 de junho de 1970, ele foi delegado da Polícia Civil, prefeito de Bataguassu, presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e secretário-adjunto de Estado de Infraestrutura. Atualmente, é secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica e deve deixar a cadeira para João César Matogrosso (PSDB).

Licenciamento e ‘desistência’ do sonho

Durante a solenidade de posse, Caravina discursou sobre o que o levou a tomar decisão de se afastar do cargo para o qual foi eleito com mais de 32 mil votos.

“Percorri todo o estado de MS fazendo reuniões e levando o nome de quem eu achei que seria o governador, levando minhas propostas. Mas, principalmente, ouvindo as pessoas. Eu disse que iria exercer minha função de deputado com dedicação, caso fosse eleito. Mas eu dizia, principalemete, que ia trabalhar muito ao lado do Governo para fazer as entregas de políticas públicas”, declarou.

“Mas chegou o momento que fui convidado para compor o Governo, um que eu acredito. Fico responsável por fazer o Plano de Governo e, assim, tive a certeza que vou poder fazer essas entregas. É isso que me faz hoje me licenciar, deixar esse sonho de ser deputado, para estar ao seu lado, governador”, finalizou.

Início de trabalhos legislativos

A solenidade desta quarta-feira (1º) dá início aos mandatos parlamentares. Na ocasião, a Alems também elege a Mesa Diretora da Casa. Na ocasião, serão recolhidos os diplomas e tomado o compromisso legal de todos os deputados. A eleição da Mesa Diretora será feita por votação nominal e aberta.

Os nomes e eventuais chapas que forem concorrer precisam ser registrados até o início da sessão. Não há votação de projetos durante a solenidade.

Já na quinta-feira (2), às 9h, também na Assembleia Legislativa, haverá a sessão solene de instalação do ‘ano legislativo’, com o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB). Será feito o hasteamento das bandeiras e a leitura da mensagem do Poder Executivo.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula