Foi protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) projeto de lei que cria campanha de permuta de doação de sangue, pela realização de exame de hemograma completo. A proposta é do deputado Junior Mochi (MDB).

Assim, o texto propõe a institucionalização da campanha voluntária, de permuta de doação de sangue pela realização do exame laboratorial de hemograma completo. Além disso, institui o selo “Amigos de Sangue” para dar aos estabelecimentos que aderirem à campanha.

É esclarecido que a campanha é voluntária e os estabelecimentos responsáveis pelo procedimento de coleta, triagem, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue poderão oferecer aos doadores regulares de sangue, gratuitamente, a realização do exame laboratorial de hemograma completo.

Para o projeto, ficam considerados doadores regulares de sangue os portadores da carteira de doador válida, que realizem pelo menos 3 doações, no caso dos homens, e 2 em mulheres, por ano, atestadas por órgão oficial ou entidade credenciada.

Os estabelecimentos não pagam nada pelo selo, sendo a ideia da proposta de valorizar e incentivar a doação de sangue. “É de nosso conhecimento que, para a realização da doação de sangue, não é necessária a realização do hemograma, entretanto entendemos que a sua disponibilização gratuita aos doadores de sangue traria maior segurança para eles, visto que permite identificar doenças como leucemia e anemia”, diz trecho da justificativa da proposta.