Projeto de combate às fake news recebe 5º pedido de vistas na Alems e votação é adiada
Autor do projeto ainda explicou que há confusão com o PL da Câmara dos Deputados
Mariane Chianezi, Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pela 5ª Vez o Projeto de Lei 76/2023, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), recebeu pedido de vistas na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Desta vez, na sessão desta quinta-feira (4), o pedido foi feito pela deputada Mara Caseiro (PSDB).
Rafael Tavares (PRTB), João Henrique Catan (PL), Coronel David (PL) e Antonio Vaz (Republicanos) pediram vistas nas últimas quatro sessões. Na sessão da quarta-feira (3), Kemp e Vaz discutiram após o pedido de vistas.
Além de Mara Caseiro, a deputada Lia Nogueira (PSDB) também pediria vistas ao projeto. Em trabalho remoto, por vídeo, ela já havia encaminhado mensagem ao presidente da Casa Gerson Claro (PP).
Desta forma, Claro questionou se o pedido poderia ser compartilhado, com negativa da deputada Mara Caseiro. Logo após a votação, Pedro Kemp usou as explicações pessoais para falar sobre o projeto, mas todos os deputados já haviam se retirado do plenário.
O projeto das fake news passou pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) em 12 de abril, recebendo relatório favorável por unanimidade. A deputada Mara é presidente da comissão e votou a favor do texto no dia.
Confusão sobre os projetos
Kemp relatou que os deputados estão fazendo “terrorismo” na cabeça da população e dos colegas. “É isso que essas redes fazem o tempo todo. Estão confundindo meu projeto com o projeto da câmara dos deputados”, contou.
Ainda conforme o parlamentar, ele passou a receber mensagens de grupos de direita, pedindo votação contra o projeto das fake news. No entanto, no pedido eles falam sobre o Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados.
Demais propostas
Por maioria, foi aprovado em redação final o Projeto de Lei 167/2022, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que inclui a história das mulheres como conteúdo transversal no currículo das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.
Já em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Resolução 04/2023, que altera o Regimento Interno da Alems (Resolução 65/2008). A proposta é da Mesa Diretora com coautorias, para possibilitar a participação remota de deputados às deliberações e votações da Casa de Leis.
Pedro Kemp pediu vistas sobre o Projeto de Lei 59/2023, do deputado Rafael Tavares (PRTB), que “estabelece o sexo biológico como único critério para definição do gênero dos esportistas em competições esportivas profissionais no Estado”.
Também, por pedido de vistas do deputado João Mattogrosso (PSDB), o Projeto de Lei 85/2023, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), foi retirado de pauta. Ele trata “sobre a obrigatoriedade de assinatura física das pessoas idosas em contratos de crédito, firmados por meio eletrônico ou telefônico”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
- VÍDEO: Sob alerta de tempestade, Campo Grande registra rápida chuva de granizo
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
Últimas Notícias
Foto tirada de prédio mostra córrego transbordado na região da Rachid Neder
Carros foram arrastados no local
Ventos chegaram aos 85km/h em Campo Grande durante tempestade, diz meteorologia
Campo Grande registrou forte chuva na noite desta quarta
Chuva causou alagamentos e estragos em Campo Grande
Carro boiando no cruzamento da Espírito Santo com a Mato Grosso
Deputado estadual Pedrossian Neto anuncia apoio a Rose Modesto
Fez uma postagem com foto ao lado da candidata
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.