Pular para o conteúdo
Política

Primeira ministra negra do TSE vem a Campo Grande para evento neste fim de semana

Edilene diz que o processo de inclusão de mulheres negras no judiciário deve ser mais acelerado para contemplar as próximas gerações
Evelin Cáceres -
Ministra Edilene Lôbo (Divulgação, TSE)

Primeira magistrada negra da história do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a ministra Edilene Lôbo vem a neste fim de semana participar de um evento de Partidário. O encontro acontece no sábado (4) na Novoeste.

Na ocasião, a ministra e o ministro Joelson Dias, do TSE, ministram um curso presencial com carga horária de 8 horas com metodologia e imersão de casos, com discussão em sala, sobre o tema.

STF

A ministra disse acreditar que o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) ainda pode indicar uma mulher negra para a vaga deixada pela ministra Rosa Weber no STF. Edilene afirmou que Lula está “comprometido” com a “mudança de mentalidade e com o progresso no país” e que deve tomar “a melhor decisão” na sua escolha para a Corte.

Edilene é a 1ª mulher negra a integrar o Tribunal Superior Eleitoral. Ela assumiu o cargo em 8 de agosto no lugar do ministro André Ramos Tavares, que se tornou titular em maio de 2023.

Sobre a sua indicação, afirmou que sua entrada no Tribunal foi “importante, mas tardia”. Edilene diz que o processo de inclusão de mulheres negras no judiciário deve ser mais acelerado para contemplar as próximas gerações.

Questões de gênero e raça

Ao agradecer as palavras do presidente do Tribunal, a ministra Edilene Lôbo afirmou ser um orgulho, mas também uma grande responsabilidade ser a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Corte máxima da Justiça Eleitoral.

“Este lugar e esta missão são a um só tempo resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer uma herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação”, disse a ministra.

Ela reforçou a necessidade e a importância do olhar sensibilizado, pelo Poder Judiciário, para as questões de gênero e raça, além de louvar a iniciativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que aprovou, na gestão da ministra Rosa Weber, o critério da paridade de gênero para a composição dos tribunais. “Essa é uma política afirmativa extremamente relevante para viabilizar a justa promoção de mulheres na magistratura na composição das Cortes”, afirmou Edilene.

Mulheres negras

A ministra Edilene Lôbo falou, ainda, que o Brasil precisa vencer uma herança estrutural de desigualdade de oportunidades com relação às mulheres negras. “Nós, negras, somos apenas 5% da magistratura nacional. Há apenas uma senadora autodeclarada negra, portanto menos de 1% do Senado. São 30 as deputadas federais, o que corresponde a cerca de 6% da Câmara. As mulheres negras ocupam 3% dos cargos de liderança no mundo corporativo, mas 65% das empregadas domésticas no Brasil são negras”, apontou ela.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cepol

Homem é espancado por grupo com barra de ferro e socorrido com traumatismo craniano em Campo Grande 

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Últimas Notícias

Polícia

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Família se mudou de cidade e caderno foi deixado para trás

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

Próprio Kassab disputaria o Governo de São Paulo

Bastidores

[ BASTIDORES ] Tarifaço sobrou até para Napoleão Bonaparte

Parlamentar comparou situação com relação de Dom João VI e líder francês

Polícia

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

Foram resgatados 13 filhotes de cachorro