Prefeitura deve chamar 73 novos guardas aprovados em concurso, diz Carlão

Aprovados podem assumir os cargos até dezembro deste ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
carlão
Presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Carlão (Divulgação, CMCG)

A prefeitura municipal de Campo Grande, deve chamar 73 aprovados no concurso da Guarda Civil Metropolitana parar assumirem a função até o fim deste ano, é o que diz o presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Carlão. A informação foi divulgada nesta terça-feira (4), após reunião com o secretário municipal de finanças, João Rocha, que aconteceu no gabinete do líder da casa, na segunda-feira.

No entanto, a data para convocação ainda não foi definida. “Nós encaminhamos ofício à prefeitura na semana passada. Eu tive uma confirmação do município, o João Rocha disse que estão se organizando para chamar 73, e podem chamar até mais em outra remessa. Ele não deu o mês, mas disse que dentro do ano de 2023 é certeza. Até agosto temos um posicionamento”, afirmou.

Protestos

Grupo de aprovados se reuniram novamente na Câmara Municipal, nesta terça-feira, pedindo o chamamento imediato dos concursados. Na semana passada, eles participaram da sessão e pediram ajuda dos vereadores, que encaminharam ofício à prefeitura, solicitando a convocação dos 173, que já participaram do curso de formação e aguardam, enquanto fazem ‘bicos’ para sobreviverem.

Uma das líderes do movimento, Valéria Diniz da Silva, de 37 anos, conta que tem passado dias difíceis, enquanto não toma posse. “Estou trabalhando de doméstica, segurança e tudo que é bico, para poder ter uma renda. Graças a Deus tenho meu marido, mas e os pais de famílias?”, questiona. 

Segundo ela, os agentes farão protestos nos semáforos e nas sessões da Câmara, além de panfletagem, ação vai durar até domingo, e o próximo passo é acampar em frente à prefeitura. “Queremos chamar atenção da prefeita para o nosso caso”, enfatiza.

“Eu larguei serviço para fazer o curso de formação, fiquei sem nada e até agora não me chamaram. A promessa era de que todo mundo ia começar o ano já trabalhando. Oportunidades de emprego surgiram, mas não podemos aceitar devido ao concurso. Para sobreviver, tô fazendo entrega de moto, trabalhos gerais em fazendas e ainda quando não conseguimos arcar com os compromissos, temos de pedir ajuda à família”, relata Elton Mota, de 33 anos.

Conforme publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), no dia 30 de maio de 2022, foram criados 1.750 cargos da Guarda Civil Metropolitana, que corresponderá até dezembro de 2025, ao efetivo da carreira. Ainda conforme o diário, atualmente o efetivo atual da Guarda Civil Metropolitana é de 1.039 servidores, com uma defasagem de 40,63%.

 As inscrições para o último concurso começaram em dezembro de 2020 e inicialmente ofereceu 273 vagas o com salários de R$ 1,6 mil.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições