Diversos servidores aposentados estão na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (7) pedindo apoio dos deputados pelo fim do desconto de 14% da (Agência de do Estado). É a quinta vez que os aposentados fazem a manifestação.

De acordo com Ari Ferreira, de 72 anos, farmacêutico bioquímico aposentado, “Para nós, que estamos aposentados, faz muito diferença na hora de comprar um remédio, pagar uma conta. Queremos que isso seja solucionado e queremos apoio dos deputados. Já trabalhamos, já contribuímos com o que deveríamos, não é justo esse desconto de 14%”.

A última manifestação foi feita em agenda pública no Bioparque Pantanal, no dia 24 de outubro deste ano.

Mudança

Desde janeiro de 2021, os aposentados e pensionistas passaram a ter um desconto de 14% após a aprovação da “Reforma da Previdência”. A categoria argumenta que esse desconto é excessivamente alto e impacta negativamente suas condições de vida, especialmente considerando as despesas com saúde.

Os servidores afirmam que a eliminação ou redução desse desconto é possível, com exemplos de outros estados que adotaram essa abordagem na reforma da previdência. No entanto, até o momento, eles sentem que estão sendo adiados e aguardam ações concretas das autoridades para atender às suas demandas.

Saiba Mais