Pular para o conteúdo
Política

Operação da PF marca semana na Câmara Municipal de Ponta Porã

Mesmo com ação policial, vereadores mantiveram sessão ordinária
Adriel Mattos -
câmara audiência operação Ponta Porã
Câmara de Ponta Porã. (Foto: Lécio Aguilera/CMPP)

A semana na Municipal de foi marcada pela Operação Bárbaros, deflagrada pela PF (Polícia Federal) na terça-feira (7). Além disso, os vereadores aprovaram projetos e fizeram homenagens no Dia Internacional da Mulher.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão. O vereador e ex-presidente da Casa, Rafael Modesto (PSDB), foi um dos alvos da operação e teve o mandato suspenso por 180 dias. O suplente Jorge Alves dos Santos, o Jorginho da Saúde (PSDB), será convocado nos próximos dias.

Ainda foram apreendidos cerca de 9 quilos de materiais, entre aparelhos celulares, contratos imobiliários, contratos de compra e venda, procurações, aproximadamente R$ 10 mil em espécie, mapas com localização de lotes, mídias, orçamentos de materiais de construção e carnês de pagamento.

A operação teve por finalidade reprimir crimes de invasão de terras da União, corrupção, advocacia administrativa, tráfico de influência, falsidade documental e estelionato envolvendo também assessores parlamentares e ex-vereador da Câmara.

Assim, de acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início logo após fiscalização promovida pela Superintendência do Patrimônio da União em MS, vinculada ao Ministério da Fazenda, na qual foram constatadas ocupações irregulares em imóveis de propriedade da União em Ponta Porã.

Câmara nega relação com operação e mantém sessão

Apesar de Modesto ser investigado, a Casa negou relação com a legislatura e gestão atual. “A administração vê com tranquilidade e inclusive colabora com o trabalho da Polícia Federal. Hoje teremos sessão ordinária e os trabalhos serão mantidos dentro da normalidade”, diz o comunicado.

A assessoria informou que não sabe detalhes da investigação, mas que pode afirmar que “não tem nada a ver com a Câmara Municipal”.

A sessão transcorreu normalmente e três matérias foram apreciadas. Em regime de urgência, passou o que cria a Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno da Câmara Municipal.

Já em primeira discussão, os parlamentares aprovaram o de Lei 41/2022, de Kamila Alvarenga (PSDB), que isenta do pagamento da inscrição em concursos públicos municipais os mesários voluntários.

Por fim, o Projeto de Lei 48/2022, de Kleber Ortiz (Solidariedade), que dá denominação ao corredor público situado no quilômetro 4 da rodovia MS-380.

Homenagem às mulheres de Ponta Porã

Na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Câmara realizou sessão solene e homenageou mais de 50 mulheres da região de fronteira com o Paraguai. Entre as homenageadas, a servidora da Câmara Municipal, Romilda dos Santos Flores, recebeu, em nome de todas as colegas, uma homenagem dos vereadores.

A lista completa das agraciadas não foi divulgada. A Casa tem as vereadoras Anny Espínola (PSDB), Angela Derzi (licenciada para a Secretaria Municipal de Assistência Social), Lourdes Monteiro (MDB) e Neli Abdulahad (União).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados