Pular para o conteúdo
Política

Marcos Pollon apresenta projeto de lei que agrava penas de violação de propriedade

A matéria também prevê a classificação do crime como hediondo e inafiançável
Mariane Chianezi -
pollon repúdio nota
Deputado federal por MS, Marcos Pollon (PL) | (Zeca Ribeiro, Câmara dos Deputados)

O deputado federal Marcos Pollon (PL) apresentou Projeto de Lei 4140/2023 que agrava penas aplicadas ao crime de violação de propriedade previsto no Artigo 150 do Código Penal. A proposta visa alterar o artigo, aplicando pena de reclusão que pode chegar a nove anos para quem cometer o crime.

Conforme a proposta, no inciso constará que se o crime for cometido durante a noite, ou em lugar ermo, ou com emprego de violência ou de arma de fogo, ou por duas ou mais pessoas, a reclusão para o criminoso poderá ser de quatro a nove anos de prisão, além da pena correspondente à violência.

A matéria também prevê a classificação do crime como hediondo e inafiançável. Em sua justificativa para o de lei, Pollon pontua ser para o ‘bem-estar da sociedade e a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos, além de combater organizações criminosas que atuam no campo e na cidade’.

“A propriedade privada, essencial para o funcionamento de uma sociedade democrática e para a economia de mercado, merece a proteção mais efetiva e enrijecimento da legislação penal. O crescente número de casos de violação de propriedade não apenas resulta em perdas materiais, mas também impacta negativamente a sensação de segurança e confiança dos cidadãos em sua vida cotidiana”, escreve.

O projeto segue tramitando na em .

Deputado quer impedir progressão de regime

Outro de Pollon, que tramita no congresso, altera artigo de legislação para impedir a progressão de regime de presos reincidentes no Brasil.

Conforme a proposta, será acrescentando novo parágrafo no artigo 112 da Lei n° 7.210, de 11 de julho de 1984. “Não se aplica o disposto no caput deste artigo ao apenado que seja reincidente nos termos dos artigos 63 e 64 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal)”, passará a constar.

Em sua justificativa, Pollon pontua que a proposta é para enrijecer a punição para os reincidentes criminais e chama o sistema penal de “frouxo” e que “estimula a prática criminosa”.

“Uma vez que compreendemos a importante função da pena na manutenção da ordem social, cabe ao Estado valorar que cada bem jurídico protegido, tenha uma punição axiologicamente correspondente. E aqui entramos nas garantias constitucionais, da propriedade privada, da integridade física e até mesmo da vida”, pontua o deputado.

Na justificativa, Pollon diz que o Estado não pode permitir que as pessoas reincidentes tenham benefícios como a progressão de regime de pena.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025

Trânsito

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Luciene retornava para casa, na companhia do filho em uma Biz

Cotidiano

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Oportunidades são tanto para comunidade acadêmica quanto externa; inscrições vão até 6 de agosto

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais