Pular para o conteúdo
Política

‘Mais séria fake news’, diz Gleice sobre operação contra fraude em cartão de vacina de Bolsonaro

Deputada estadual lembrou que País teve alto número de mortes por Covid-19
Adriel Mattos - Publicado em
Compartilhar
Bolsonaro gleice
Deputada Gleice Jane. (Luciana Nassar, Alems)

A deputada estadual de Mato Grosso do Sul, Gleice Jane (PT), avaliou como gravíssima as revelações da Operação Venire, da PF (Polícia Federal), em que se investiga esquema de adulteração de dados de vacinação que envolvem o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. A casa dele foi alvo de mandado de busca e apreensão.

“Isso é gravíssimo. O Brasil teve um dos maiores índices de mortes por Covid-19 e muitas pessoas ainda vivem com sequelas. O ex-presidente incentivou o negacionismo e se ele fraudou dados precisa responder por isso”, afirmou ao Jornal Midiamax.

Gleice classificou a suposta fraude como “fake news” e demonstrou preocupação com a possibilidade de inserção de dados falsos nos sistemas do Ministério da Saúde.

“O que a PF está investigando é uma das mais sérias fake news que vivemos. Num Estado democrático não podemos correr o risco de ter nossas instituições públicas fraudadas. Com a saúde não se brinca”, concluiu.

Operação Venire atinge Bolsonaro 

A Polícia Federal cumpre 16 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão preventiva. A casa de Bolsonaro no Distrito Federal é um dos alvos das buscas. Segundo a GloboNews, celulares de Bolsonaro e da esposa, Michelle Bolsonaro, foram apreendidos.

Até o momento, há confirmação de três prisões, do tenente-coronel e ex-ajudante de ordens do então presidente, Mauro Cid, e de dois seguranças de Bolsonaro.

De acordo com a Polícia Federal, não há mandado de prisão contra o ex-presidente. A corporação apura a atuação de uma associação criminosa que tinha como prática inserir dados falsos de vacina contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

A corporação afirma que as adulterações tiveram como objetivo “alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários”. Uma das suspeitas é que Bolsonaro tenha tido os dados adulterados para conseguir viajar para os Estados Unidos, país que na época exigia a imunização para entrada de estrangeiros.

“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de covid-19”, diz a PF em nota.

As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação do que se convencionou chamar “milícias digitais”, em tramitação perante o Supremo Tribunal Federal. E, segundo a PF, quatro crimes são investigados: infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)