Lideranças indígenas vão a Brasília pedir por uso sustentável de terras
A proposta está sendo analisada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara
Gabriel Maymone –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Lideranças indígenas foram a Brasília nesta quinta-feira (9) para pedir a aprovação de projeto que torna permanente a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas, e reivindicam recursos orçamentários para implantar a iniciativa.
Isso porque, até então, as medidas são parte de um decreto, e a ideia é torná-las lei para que tenham sua efetividade garantida. O projeto de lei está sendo examinado pela Comissão de Meio Ambiente. Entre outros pontos, estabelece os objetivos da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas: proteger, conservar e usar de maneira sustentável os recursos naturais das terras indígenas, para promover a melhoria da qualidade de vida, respeitando a autonomia sociocultural dos indígenas.
O tema foi debatido pelas comissões de Amazônia e Povos Originários e Tradicionais; e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Luiz Francisco Faraco, do ICMBio, destacou a importância da proposta para a gestão das unidades de conservação. “Além de estarem protegidas como terras indígenas, também terão uma camada adicional de proteção por serem parques nacionais e outras categorias de unidades de conservação”, ressaltou.
O coordenador da Articulação dos Povos Indígenas no Brasil, Kleber Karipuna, salientou o caráter transversal da política, que engloba vários ministérios, mas constatou que não está sendo dada a devida “atenção orçamentária” a ela. “Precisamos que o governo entenda que a política é de Estado e precisa dispor dos recursos necessários para sua implementação”, ressaltou.
A necessidade de orçamento específico para o programa, com previsão, por exemplo, no Plano Plurianual, também fez parte dos encaminhamentos da audiência pública explicitados pela presidente da Comissão da Amazônia, deputada Célia Xakriabá (Psol-MG). “Alocar recursos específicos do PPA, com linhas orçamentárias definidas, em volume suficiente para atender a necessidade de sua implementação”, completou.
Xakriabá também sugeriu o reconhecimento e a regulamentação dos agentes ambientais indígenas e a articulação do programa de gestão territorial com a Política de Educação Escolar Indígena e de Atendimento à Saúde Indígena. “Fortalecendo os princípios da sustentabilidade com recursos orçamentários compatíveis com a necessidade das comunidades”, disse.
Lucas Grisolia, da Funai, acrescentou que algumas fontes de financiamento, como o Fundo Amazônia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, já foram utilizadas desde a criação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas, mas defendeu a criação de um fundo específico para garantir a implementação da política.
Notícias mais lidas agora
- Tranca calçada? Morador acorrenta trecho e impede passagem de pedestres na Vila Fernanda
- Vacina contra dengue esgota para população de 4 a 59 anos menos de 24h após ampliação de público
- Justiceiros da Fronteira: Suposta volta de grupo de extermínio em MS agita redes sociais
- Duas pessoas morreram em acidente na BR-060, trecho conhecido como ‘curva da morte’
Últimas Notícias
BBB 25: Gracyanne Barbosa fala sobre término com Belo: ‘Falta de tempo’
O divórcio foi anunciado em abril do ano passado
Homem é levado para local de chácaras no Los Angeles e executado a tiros
Os autores, em um veículo, levaram a vítima ao local
Goleiro brilha, São Paulo bate Fluminense nos pênaltis e pega o Cruzeiro nas quartas da Copinha
Novamente jogando em Jaú, o São Paulo foi pressionado pelo Fluminense logo no início.
Ministério quer ações para enfrentar fluxo de imigrantes em Corumbá
Ministro Wellington Dias conversou com juiz da 1ª Vara Cível da Comarca do município
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.