A última semana da Câmara Municipal de foi marcada por aprovações de projetos votados em regime de urgência, possível abertura de CPI, além de visitas de secretários e deputados federais nos gabinetes dos vereadores.

Na sessão de terça-feira (11), o secretário municipal do Governo, , esteve na Câmara Municipal de Campo Grande apresentando quatro projetos do Executivo. As propostas são voltadas para habitação, como a construção de três condomínios habitacionais.

Ainda na terça-feira, com 74 emendas, a Casa aprovou a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício financeiro de 2024 e segundo o Presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o do (PSB), terão como foco obras inacabadas em Campo Grande.

Na quinta-feira (13), os vereadores da Capital votaram em regime de urgência, os cinco projetos de habitação social que o secretário João Rocha havia encaminhado à Casa na sessão de terça. Entre eles, a ‘volta' da EMHA e a construção de 488 casas populares no Nashville e Tiradentes.

Antes da sessão, Carlão também disse ao Midiamax que não descarta a possibilidade de a Câmara criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar crimes na contratação das obras investigadas pela Operação Cascalhos de Areia.

No último dia 13, um servidor teria ido até a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) para juntar documentos. Conforme Carlão, foram mais de 40 mil páginas de documentos. Todos são relacionados aos contratos investigados na operação.

“Vou montar uma comissão de análise com dois vereadores e técnicos para investigar. Se a gente ver problemas vamos uma abrir uma CPI, se precisar”, afirmou. A comissão deve ser montada em agosto, no retorno do recesso da Casa. A intenção é apurar se houve crime cometido por servidores públicos nos contratos.

Ainda na última sessão também foram definidos os membros da Comissão Representativa para atuar durante o período de recesso parlamentar.

A Comissão é composta pelos vereadores Claudinho Serra (PSDB), Ribeiro (PT), William Maksoud (PTB), Ademir Santana (PSDB), Alírio Villasanti (União Brasil), Papy (Solidariedade), Valdir Gomes (PSD) e Júnior Coringa (PSD).

Na sessão desta quinta-feira, os vereadores aprovaram, 12 projetos, além dos decretos legislativos de outorga de Título de Cidadão Campo-grandense, Medalha do Mérito Legislativo José Antônio Pereira e Título de Cidadão Benemérito.

Por fim, quem apareceu na Câmara foram os deputados federais, Dagoberto Nogueira e Beto Pereira, ambos do PSDB. Os parlamentares alegam que realizaram uma visita de cortesia aos vereadores.

No período de recesso, ficam suspensas as atividades em plenário, como sessões ordinárias e audiências públicas. A primeira sessão ordinária do segundo semestre de 2023 acontece no dia 1º de agosto.