A Ceafam (Central de Comercialização da Familiar) em , cidade a 330 km de Campo Grande, entrou em funcionamento na última segunda-feira (13). A central atende, em um primeiro momento, as demandas da merenda escolar, bares, restaurantes, pequenos mercados e cozinhas industriais, sempre na forma de atacado.

A viabilização ocorreu com um investimento de mais de R$ 1 milhão, parceria entre a Prefeitura de Três Lagoas, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, do deputado federal (PT) e do deputado estadual Zeca do PT.

Vander lembra que graças à parceria entre seu mandato foi viabilizada a construção ou reforma de vários espaços como esse. “Além da Central de Três Lagoas, viabilizamos as centrais de comercialização da agricultura familiar de Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Batayporã, Mundo Novo, Rio Brilhante, e e Três Lagoas, um investimento que soma mais de R$ 3 milhões”, destacou.

Alimentos preservados

A estrutura da Ceafam de Três Lagoas conta com uma moderna câmara fria, destinada à conservação adequada dos alimentos comercializados. Essa tecnologia contribui não apenas para a preservação da qualidade dos produtos, mas também para a ampliação do tempo de disponibilidade no mercado, beneficiando tanto os agricultores quanto os consumidores.

A gestão do espaço será realizada por uma cooperativa de agricultores familiares locais, a C.AGRO3, onde cada assentamento e comunidade da agricultura familiar tem representantes, que juntos vão comandar a Central.

A Ceafam está localizada na Rua Alexandre Abrão, 905, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, e opera das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, garantindo a regularidade no abastecimento e facilitando o acesso dos compradores aos produtos frescos e de qualidade.