Governo de MS confirma indicação de mais três subsecretários pelo PT
Cinco subsecretários já foram nomeados
Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, recebeu a indicação de mais três subsecretários, cargos vinculados à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), do PT. Cinco foram nomeados na segunda-feira (23).
Fernando Souza vai para Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena. Telma Nantes de Matos assume a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. E Zirleide Silva Barbosa ocupa a chefia da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas.
As nomeações desses três subsecretários ainda não foram publicadas no DOE (Diário Oficial Eletrônico). Riedel se reuniu com os oito ontem.
Vagner Campos Silva assumiu a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT+. Vânia Baptista Duarte é a nova subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.
Na Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, quem assume é Jairo Luiz da Silva. Cristianne Sant’Anna de Oliveira vai para a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres.
“Nossas subsecretárias e subsecretários são qualificados não somente pelos seus currículos para a função, mas também pela vivência nas pautas da cidadania”, declarou o titular da Setescc, Marcelo Ferreira Miranda.
Confira o perfil de cada subsecretário:
Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres – Cristiane Sant’anna de Oliveira
Pedagoga, especialista em Educação e até então servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá. Exerceu a função de gestora de Políticas Públicas para a Mulher de Corumbá e atualmente é conselheira estadual dos Direitos da Mulher.
Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – Vania Baptista Duarte
Graduada em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e em Pedagogia pela Faveni (Faculdade Venda Nova do Imigrante), tem especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça; e em Gestão Escolar, além de estar cursando especialização em Metodologia de Ensino de Geografia e História.
Já exerceu as funções de coordenadora do Forpeder (Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial); foi coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul; conselheira titular no Conselho Municipal dos Direitos do Negro e conselheira titular no Conselho Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul.
É vice-coordenadora do Grupo de Mulheres Negras em Ação da Comunidade Tia Eva; presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Descendentes de Tia Eva da Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus, Tia Eva; e secretária executiva do Instituto Dandara, além de membro do Grupo Tez (Trabalhos Estudos Zumbi).
Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena – Fernando Souza
Possui graduação em Administração pela Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), com especialização em Metodologia do Ensino Superior. É técnico administrativo da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Possui Especialização em Gestão de Políticas Sociais e Saúde Indígena e é mestrando em Antropologia.
Tem experiência na área de Educação Básica, Saúde Pública com ênfase em práticas administrativa em geral, bem como, Administração e Gestão de Pública. Foi conselheiro de saúde nas esferas local, municipal e nacional, sendo presidente do Conselho Local de Saúde Indígena no Polo Base de Saúde Indígena de Dourados e do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), membro do Conselho Municipal de Saúde de Dourados, do Conselho Estadual e Conselho Nacional de Saúde.
Foi coordenador regional da Funai em Dourados e coordenador distrital do Dsei. Exerceu o mesmo cargo de subsecretário de População Indígena na gestão anterior.
Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude – Fernando Henrique Carvalho Miranda
Graduado em Direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), militante do movimento estudantil, já atuou em grêmio estudantil e está diretamente ligado às pautas de luta da juventude.
Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT+ – Vagner Campos Silva
Formado em Filosofia pela Fucmat (Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso) – atual UCDB, é militante da causa LGBT+, já fez parte do Governo do Estado em administração passada onde coordenou o programa Bolsa Família em âmbito estadual, além de coordenar ações de trabalho na Funtrab (Fundação do Trabalho).
Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Telma Nantes de Matos
É pedagoga, especialista em metodologia da educação para as pessoas com deficiência/educação inclusiva. Já exerceu os cargos de diretora do Ismac (Instituto Sul Mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas). Secretária de Educação e Cultura da ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil). É titular do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Conselheira-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas – Zirleide Silva Barbosa
Formada em História pela UCDB, tem pós-graduação em Gestão em Políticas Sociais; Gestão em Políticas de Raça e Gênero e História da Cultura dos Povos Indígena.
Já exerceu as funções de professora de História na rede pública de ensino e em escolas particulares e exerceu cargo de assessora na Alems (Assembleia Legislativa do Estado).
Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários – Jairo Luiz da Silva
Acadêmico de Gestão Pública na Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), atuou na Alems em ações diretamente ligadas aos movimentos comunitários.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.