A Mesa Diretora da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) irá convocar a suplente Gleice Jane Barbosa para assumir a vaga do deputado Amarildo Cruz (PT). A convocação ocorre nesta terça-feira (21), primeira sessão após a morte de Amarildo.

Conforme dispõe o Regimento Interno da Casa de Leis, no artigo 80, quando há vacância, está previsto que o suplente será convocado imediatamente após a abertura da vaga, na próxima sessão ordinária.

Portanto, será chamada ao Parlamento Estadual a professora Gleice Jane Barbosa, nascida em São Bernardo do Campo (SP), que cresceu em e atuante na política desde o movimento estudantil.

Filiada ao PT desde 2004, Gleice atuou como presidente do Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) de Dourados. Ano passado obteve 9.767 votos, conquistando a primeira-suplência.

A futura deputada informou como pretende atuar no Legislativo Estadual.

“Vamos dar continuidade ao legado do companheiro deputado Amarildo, que, assim como nós, tinha um projeto coletivo, dedicado às ações antirracistas, em favor das mulheres, dos indígenas, dos idosos e jovens, da luta pela terra, pelo meio ambiente, oportunizando um amplo diálogo e aproximando, cada vez mais, a população da Casa de Leis”, enfatizou.

Gleice Jane Barbosa

A professora é especialista em Educação e Inclusão pela (Universidade Federal da Grande Dourados) e será a terceira mulher a integrar a 12º Legislatura.

Segundo ela, o objetivo será somar forças para uma atuação que pense a sociedade a partir do feminino.

“É um desafio muito grande para nós mulheres estar em espaços de decisão e vamos levar para a Casa de Leis o feminino e o feminismo, lembrando que a mulher pensa o mundo a partir de vieses muito importantes, em todas as áreas, nos âmbitos públicos e privados”, reiterou a futura deputada.

“Estaremos sempre na luta pelas outras mulheres”, complementou.

Tratamento de saúde

Vale lembrar que a posse de Gleice pode ser postergada por conta das condições de saúde da professora.

Há poucos dias, a suplente divulgou em suas redes ter sido diagnosticada com a Síndrome de Guillain Barré, e pediu tempo para a recuperação.

“Já fiz todo o tratamento e agora preciso da recuperação, que é meio lenta. Nos próximos dias estarei um pouco off, mas é porque preciso concentrar todas as minhas energias para me recuperar logo”, informou a professora em um vídeo.

O presidente da Alems, (PP), afirmou ter conhecimento da atual situação de Gleice. Entretanto, avisou não ter sido informado oficialmente.

“Parece que ela está com algum problema de saúde, mas não recebemos nada formal, até porque ela não foi convocada oficialmente. Assim, não tem a obrigação de nos informar”, explicou Gerson.

Interesse em assumir

Ao Jornal Midiamax, a assessoria de Gleice confirmou interesse da suplente em ocupar a cadeira na Alems. Contudo, destacou que a saúde será prioridade.

“A Gleice está em recuperação médica, e sua saúde tem sido nossa prioridade. Ela ainda não foi convocada, mas assim que for, e levando em consideração o período necessário para a sua recuperação seguindo as ordens médicas, Gleice irá assumir”, explicou.

No entanto, ainda não sabem a data em que a suplente poderá assumir. “Por conta disto [recuperação], ainda não sabemos a data exata, mas podemos dar a certeza de que ela irá assumir, sua melhora médica tem sido grandiosa”, informou.

Amarildo falece após três dias internado

Amarildo Cruz morreu na tarde da última sexta-feira (17), aos 60 anos. O deputado estadual estava internado desde terça-feira (14) no Hospital Proncor, em .

Amarildo deu entrada na unidade ainda na madrugada do mesmo dia.

No fim daquele dia, o parlamentar sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado. O petista foi intubado e passou por diálise, conforme apuração do Jornal Midiamax. Ele teria um quadro de miocardite.

O petista estava no quinto mandato, chegando a ir à Alems ( Legislativa do Estado de MS) por duas vezes como suplente. É pai de três filhos.