A partir desta segunda-feira (8), o eleitor tem um ano para regularizar o título de eleitor antes das Eleições de 2024. Assim, pode garantir o direito ao voto nas próximas eleições municipais.

Além disso, o prazo é o mesmo para quem deseja emitir a primeira via do título eleitoral. Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o prazo para requerimento de inscrição eleitoral é de até 150 dias antes da eleição.

Isso porque a organiza a votação com base no número de eleitores. Então, o cadastro para as eleições do próximo ano fecha após o dia 8 de maio de 2024, já que o primeiro turno será em 6 de outubro de 2024.

Por fim, vale lembrar que o prazo se aplica aos eleitores com situação irregular por falta de justificativa sobre ausência nas últimas três eleições.

Eleições municipais

As eleições de 2024 elegerão candidatas e candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Assim, o primeiro turno será no dia 6 de outubro de 2024.

Enquanto o , onde for necessário, ocorrerá no dia 27 de outubro. O segundo turno pode ser aplicado para prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores.