TRE-MS inicia neste sábado horário especial de atendimento para eleitores

Tribunal fará plantões e estenderá horários a partir do fim do mês para atender eleitores com pendências em títulos. Regularização deve ser feita até 8 de maio

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Justiça Eleitoral inicia sistema de plantões neste 20 de abril (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax, Arquivo)
Justiça Eleitoral inicia sistema de plantões neste 20 de abril (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax, Arquivo)

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul inicia neste sábado (20) o regime de plantão para atender eleitores que tenham pendências em seus títulos, visando a regularização e habilitação para votarem nas Eleições de 2024. Isso porque o prazo para regularização vence em 8 de maio.

A instituição dos plantões e, a partir de 29 de abril, do regime especial de atendimento, constam na Portaria 4/2024 da Corregedoria Eleitoral de Mato Grosso do Sul (CRE-MS). Assim, de 20 de abril a 8 de maio, os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do Estado atenderão os eleitores em regime de plantão.

Neste sábado (20) e no próximo (27), em 1º (quarta-feira), 4 e 5 de maio (sábado e domingo), o plantão será das 8h às 13h. Por fim, entre 29 de abril e 8 de maio, as unidades da Justiça Eleitoral atenderão ao público das 8h às 18h.

Via assessoria, o TRE-MS explicou que a medida é resultado do aumento da demanda de atendimento aos eleitores nos dias que antecedem o fechamento do cadastro eleitoral –em 8 de maio, data limite para alistamento e regularização eleitoral de quem for votar neste ano.

TRE-MS liberou atendimento a eleitores em qualquer cartório

Vale lembrar que, para melhorar o atendimento aos eleitores e dar agilidade aos serviços eleitorais, o TRE-MS já havia publicado a Resolução 820/2024. Ela autoriza o atendimento de pessoas domiciliadas em Mato Grosso do Sul em qualquer cartório, central de atendimento ou posto de atendimento eleitoral do Estado.

A norma considera a necessidade de padronizar as atividades das unidades nas opções de alistamento, revisão e transferência, independentemente da jurisdição do requerente.

As Eleições de 2024 terão seu primeiro turno realizado em 6 de outubro. Assim, seguindo o calendário eleitoral, o prazo para tirar o primeiro título, transferir local de votação, atualizar ou regularizar a situação eleitoral termina em 8 de maio. Após essa data, os serviços ao eleitor ficarão indisponíveis.

O eleitor pode consultar sua situação pela internet (clique aqui). A regularização também pode ser feita de forma on-line por meio do Título Net. Há, ainda, a opção de ir aos Cartórios Eleitorais (confira neste link os endereços dos cartórios e postos de atendimentos eleitorais do Estado). Quem não possui biometria deverá comparecer ao seu cartório eleitoral. Neste caso, deve levar documento oficial de identidade (exceto CNH) com foto e comprovante de endereço. Isso no prazo de até 30 dias do requerimento, para a coleta.

A Justiça Eleitoral orienta o eleitor a procurar o seu cartório eleitoral o mais rapidamente possível. Dessa forma, pode evitar filas e aglomerações que geralmente acontecem no período próximo ao final do prazo.

Conteúdos relacionados

Prefeitura de Naviraí pagará R$ 962 mil a empresa de aluguel de caminhão de lixo (PMN, Divulgação)