O desembargador Paschoal Carmello Leandro assume a presidência do (Tribunal Regional Eleitoral), interinamente, após o então presidente, Julizar Barbosa Trindade, ter sua aposentadoria concedida. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do órgão nesta segunda-feira (24).

Paschoal assume presidência do TRE-MS até que o Tribunal de Justiça indique o novo efetivo. O TRE-MS tem dois membros substitutos, sendo os desembargadores Carlos Eduardo Contar e Sideni Soncini Pimentel, que tomaram posse no último mês de março.

História

Paschoal foi nomeado para o cargo de substituto, em 1983, tendo iniciado o exercício da judicatura na circunscrição de Aquidauana. Atuou como juiz de direito, em 1984, em Rio Brilhante. Em 1986, em e, em 1990, na Comarca de Campo Grande.

Em 2005, foi promovido, por merecimento, a Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em 2013 foi designado para exercer a função de Ouvidor Judiciário.

Assumiu, por decisão do Tribunal Pleno, a função de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, em 2014. Presidiu o Comitê Estadual de Saúde e Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Tribunal de Justiça em 2015-2016. Foi designado, também, para coordenar a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de e Familiar no ano de 2016.

Exerceu, desde fevereiro de 2017, a função de Presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. Exerceu o cargo de Presidente do TJ/MS no Biênio 2019/2020.