Pular para o conteúdo
Política

Deputados votam em primeira discussão reajuste salarial de 14,95% aos professores

Sessão acontece nesta quarta-feira (18) a partir das 9h na Assembleia Legislativa
Mariane Chianezi -
(Alems, Luciana Nassar)

Os deputados iniciam nesta quarta-feira (18) a votação do Projeto de Lei Complementar 14/2023, do Poder Executivo, que altera o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Lei Complementar 87/2000). A proposta estabelece, entre outras medidas, reajuste salarial, retroativo a 1º de outubro, de 14,95% aos professores efetivos do Estado. Além desse, estão pautados, para a sessão de hoje, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, outros dez projetos.

O aumento da remuneração dos professores em Mato Grosso do Sul contempla o reajuste de 14,95% anunciado pelo Ministério da Educação em janeiro deste ano. Com a mudança, o subsídio inicial para professor da Educação Básica com 20 horas semanais será, no Estado, de R$ 5.967,73. De acordo com o Governo, o impacto financeiro anual será de R$ 481,32 milhões. A proposta também altera o cronograma de integralização do piso salarial aos profissionais do magistério, que se estenderá até 2032, de forma escalonada.

O Executivo solicitou tramitação do projeto em regime de urgência. Os deputados, em acordo de líderes, convencionaram a calendarização dos prazos e trâmites legislativos da proposta. Assim, nesta quarta-feira, o projeto deve passar pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e, na sequência, ser votado em primeira discussão. Na sessão ordinária de quinta-feira (19), deve ser votado em segunda discussão e, em sessão extraordinária no mesmo dia, apreciado em redação final.

Outros projetos

Também deve ser votado na sessão desta quarta-feira, o Projeto de Lei 247/2023, do Poder Judiciário. A proposta altera o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul (Lei 1.511/1994) e o Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul (Lei 3.310/2006). O projeto está pautado para segunda discussão.

Também em segunda discussão, deve ser votado o Projeto de Lei 112/2023, do deputado Renato Câmara (MDB). A proposição inclui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul a Feira de Exposição Japorã Agrishow-Festa da Agricultura Familiar, que deverá ser realizada, anualmente, na semana do aniversário do município, no dia 30 de abril.

Em discussão única, deve ser votado o Projeto de Lei 258/2022, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), que declara de Utilidade Pública Estadual a ACIADM (Associação da Comunidade Indígena 10 de Maio), com sede em Sidrolândia.

Também em discussão única, estão pautados os Projetos de Resolução 40/2023, do deputado Junior Mochi (MDB), e 41/2023, do deputado Lucas de Lima (PDT), que tratam sobre concessão da Comenda do Mérito Legislativo. Ainda em discussão única, devem ser votados os Projetos de Resolução 42/2023, do deputado Roberto Hashioka (União), 44/2023, do deputado Zeca do PT, 45/2023, do deputado João César Mattogrosso (PSDB), 46/2023, da deputada Mara Caseiro (PSDB), e 83/2023, do deputado Coronel David (PL). Todas essas proposições concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PGR denuncia Waldir Neves pela segunda vez por lavagem de dinheiro

Putin diz estar pronto para negociar; Papa Leão XIV se oferece para sediar diálogo

Feirão Funtrab

Feirão de empregos oferta 92 vagas com chance de contratação imediata nesta terça-feira

Empresa de toldos some do dia para a noite e dá ‘calote’ em funcionários

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

PGR denuncia Waldir Neves pela segunda vez por lavagem de dinheiro

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

gripe aviaria

Gripe aviária: Governo descarta 3 casos suspeitos; outros 4 ainda estão em investigação

Últimas Notícias

Transparência

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Trechos que ‘cortam’ cidades concentram acidentes na BR-163 em MS

Cotidiano

Com 118 mortes, Campo Grande passa de 1,3 mil casos de doenças respiratórias

O sequenciamento mostra que 42 mortes estão ligadas à influenza A

Polícia

Motorista da ‘Carreta da Alegria’ que transporta criança em Caarapó estava bêbado

O teste de embiaguez do motorista deu como resultado 0,43 mg/l

Famosos

Ana Hickmann se casa com Edu Guedes em cerimônia discreta

Ana Hickmann revelou que já está casada com Edu Guedes; saiba detalhes da cerimônia discreta que os pombinhos realizaram