Deputada quer criar semana da alimentação saudável em Mato Grosso do Sul

Data deverá ser comemorada em 16 de outubro de cada ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Gleice suplente Amarildo Alems
Gleice Jane. (Divulgação, Alems)

Foi apresentado, na última quinta-feira (19) na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 301/2023 que pode instituir a Semana da Alimentação Saudável em Mato Grosso do Sul. A data deverá ser incorporada ao calendário oficial de eventos do Estado e comemorada em 16 de outubro de cada ano.

“Na segunda-feira, foi realizada audiência pública sobre o tema, um debate prestigiado e muito rico sobre a necessidade da alimentação saudável para o povo brasileiro e o Mato Grosso do Sul. Um debate que se faz necessário na sociedade para que tenhamos saúde a partir do que estamos comendo”, afirmou a autora do projeto, deputada Gleice Jane (PT).

O texto considera alimentação saudável, sustentável e culturalmente adequada aquela que atenda a determinados princípios, como os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde, predominância de alimentos in natura ou minimamente processados e limitação no consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio.

Gleice Jane explica que a proposta também dará “valorização de consumo de alimentos produzidos de maneira sustentável e que respeitem a biodiversidade e as tradições alimentares locais”.

“E ainda se alinha aos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em particular ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, que visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, concluiu a deputada Gleice Jane (PT).

Se o projeto for considerado constitucional pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e aprovado nas votações em plenário, e comissões de mérito, segue para sanção e torna-se lei em vigor no dia de sua publicação no Diário Oficial Eletrônico do Poder Executivo.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições