Com 9 votos, vereadores da Câmara de Bela Vista arquivam cassação contra prefeito Piti
A votação aconteceu nesta manhã e só teve um voto contrário
Anna Gomes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os vereadores de Bela Vista votaram favoráveis ao arquivamento do pedido que pretendia cassar o mandato do prefeito Reinaldo Miranda Benites, o Piti (PSDB). A votação aconteceu na manhã desta quinta-feira (10).
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Johnys Hemory Denis Basso (União Brasil), foram 9 votos favoráveis ao arquivamento e apenas um contrário. No final do mês de maio de 2023 a Casa chegou a criar uma comissão processante para investigar o prefeito.
Na época, com seis votos favoráveis e quatro contra, a Câmara de Bela Vista resolveu abrir a CPI após uma o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) denunciar o prefeito por envolvimento em suposto esquema de pagamento de propinas.
Tentativa de suborno
Conforme relatado ao Jornal Midiamax, o advogado responsável pela denúncia à Câmara das supostas irregularidades cometidas pelo prefeito, recebeu tentativa de suborno para retirar a denúncia e impedir investigação.
“Me pagaria R$ 10 mil e inclusive tira do bolso R$ 5 mil para que eu tirasse a denúncia, mas eu disse que não tinha interesse. Então ele cita intimidações, que poderia ser perigoso para mim, que vão utilizar da força do Governo para me perseguir, que eu teria problema”, disse advogado à reportagem. Ele disse que não registrou boletim de ocorrência.
Ação do MPMS motivou denúncia à Câmara
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) denunciou o prefeito por envolvimento em suposto esquema de pagamento de propinas.
Além disso, o Ministério investiga ele e outras quatro pessoas por direcionamento e fraude em licitações. As ações são resultado da Operação Linha Marcada, realizada entre 2018 e 2019.
Assim, a denúncia de eleitor encaminhada à Câmara pede investigação e cassação do mandato de Piti. O documento se baseia na operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).
Também cita as três ações civis públicas na 1ª Vara da comarca. O denunciante destaca que o pedido de investigação deverá ser lido após entrega.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.