Os vereadores de votaram favoráveis ao arquivamento do pedido que pretendia cassar o mandato do prefeito Reinaldo Benites, o Piti (PSDB). A votação aconteceu na manhã desta quinta-feira (10).

Segundo o Presidente da Municipal, Johnys Hemory Denis Basso (União Brasil), foram 9 votos favoráveis ao arquivamento e apenas um contrário. No final do mês de maio de 2023 a Casa chegou a criar uma comissão processante para investigar o prefeito.

Na época, com seis votos favoráveis e quatro contra, a Câmara de Bela Vista resolveu abrir a CPI após uma o (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) denunciar o prefeito por envolvimento em suposto esquema de pagamento de propinas.

Tentativa de suborno

Conforme relatado ao Jornal Midiamax, o advogado responsável pela denúncia à Câmara das supostas irregularidades cometidas pelo prefeito, recebeu tentativa de suborno para retirar a denúncia e impedir investigação.

“Me pagaria R$ 10 mil e inclusive tira do bolso R$ 5 mil para que eu tirasse a denúncia, mas eu disse que não tinha interesse. Então ele cita intimidações, que poderia ser perigoso para mim, que vão utilizar da força do Governo para me perseguir, que eu teria problema”, disse advogado à reportagem. Ele disse que não registrou boletim de ocorrência.

Ação do MPMS motivou denúncia à Câmara

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) denunciou o prefeito por envolvimento em suposto esquema de pagamento de propinas.

Além disso, o Ministério investiga ele e outras quatro pessoas por direcionamento e fraude em licitações. As ações são resultado da Operação Linha Marcada, realizada entre 2018 e 2019.

Assim, a denúncia de eleitor encaminhada à Câmara pede investigação e cassação do mandato de Piti. O documento se baseia na operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

Também cita as três ações civis públicas na 1ª Vara da comarca. O denunciante destaca que o pedido de investigação deverá ser lido após entrega.