O ex-presidente Luiz Inácio da Silva, candidato à Presidência pelo PT, estará nesta segunda-feira (27) no VT de propaganda eleitoral da candidata Giselle Marques, que concorre à governadora de Mato Grosso do Sul pelo mesmo partido. O VT tem 1 minuto e 24 segundos – o exato tempo de inserção na propaganda eleitoral gratuita garantido à Giselle pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) – e será exibido ao meio dia.

“Estou muito feliz em ter a companheira Giselle Marques como minha candidata ao Governo do Mato Grosso do Sul. A Giselle é uma mulher sensível, engajada no combate à fome e na melhoria da qualidade de vida do povo”, traz trecho do pronunciamento de Lula no VT.

A candidata do PT Giselle Marques começou a campanha eleitoral no último dia 16 com uma caminhada em , em homenagem a Dorcelina Folador, assassinada com dez tiros, na varanda de casa, a mando de um funcionário da prefeitura e ex-coordenador de campanha, Jusmar Martins da Silva, em 1999, em Mundo Novo.

Agenda de Giselle Marques

Neste fim de semana, segundo a agenda informada pela assessoria da candidata, Giselle passa por e Chapadão do Sul, onde terá reunião com apoiadores, visita o comércio e concede entrevistas, retornando à Campo Grande em seguida. Na sexta-feira (26), a candidata esteve em Três Lagoas, Selvíria, e Paranaíba.

Confira o vídeo abaixo:

Propaganda Eleitoral Gratuita

A propaganda eleitoral gratuita teve início na última sexta-feira (26) na TV e no rádio. Em Mato Grosso do Sul, o horário especial teve início com propagandas de candidatos ao Governo do Estado, deputados estaduais e senadores.

O primeiro dia, porém, foi marcado por falha que deixou o material de três candidatos fora do ar. São eles: (PSD), que concorre ao Governo do Estado, Odilon de Oliveira (PSD) e Tereza Cristina (PP), ambos candidatos ao Senado.

As emissoras de rádio e de televisão devem veicular a propaganda gratuita no período de 26 de agosto a 29 de setembro de 2022 (1º turno) e de 7 a 28 de outubro de 2022 (2º turno, se houver), em rede, consoante o horário de Brasília.

Horários de candidatos a presidente

Às terças e quintas-feiras e aos sábados:

a) das 7h (sete horas) às 7h12m30 (sete horas, doze minutos e trinta segundos) e das 12h (doze horas) às 12h12m30 (doze horas, doze minutos e trinta segundos), na rádio;
b) das 13h (treze horas) às 13h12m30 (treze horas, doze minutos e trinta segundos) e das 20h30 (vinte horas e trinta minutos) às 20h42m30 (vinte horas, quarenta e dois minutos e trinta segundos), na televisão.

Horários para candidatos a deputado federal

Às terças e quintas-feiras e aos sábados:

a) das 7h12m30 (sete horas, doze minutos e trinta segundos) às 7h25 (sete horas e vinte e cinco minutos) e das 12h12m30 (doze horas, doze minutos e trinta segundos) às 12h25 (doze horas e vinte e cinco minutos), na rádio;
b) das 13h12m30 (treze horas, doze minutos e trinta segundos) às 13h25 (treze horas e vinte e cinco minutos) e das 20h42m30 (vinte horas, quarenta e dois minutos e trinta segundos) às 20h55 (vinte horas e cinquenta e cinco minutos), na televisão.

Horários para candidatos ao Senado

Às segundas, quartas e sextas-feiras:

a) das 7h (sete horas) às 7h05 (sete horas e cinco minutos) e das 12h (doze horas) às 12h05
(doze horas e cinco minutos), na rádio;
b) das 13h (treze horas) às 13h05 (treze horas e cinco minutos) e das 20h30 (vinte horas e trinta minutos) às 20h35 (vinte horas e trinta e cinco minutos), na televisão.

Horários de candidatos a deputado estadual

Às segundas, quartas e sextas-feiras:

a) das 7h05 (sete horas e cinco minutos) às 7h15 (sete horas e quinze minutos) e das 12h05 (doze horas e cinco minutos) às 12h15 (doze horas e quinze minutos), na rádio;
b) das 13h05 (treze horas e cinco minutos) às 13h15 (treze horas e quinze minutos) e das 20h35 (vinte horas e trinta e sete minutos) às 20h45 (vinte horas e quarenta e cinco minutos), na televisão.

Horários para candidatos ao Governo de MS

Às segundas, quartas e sextas-feiras:

a) das 7h15 (sete horas e quinze minutos) às 7h25 (sete horas e vinte e cinco minutos) e das 12h15 (doze horas e quinze minutos) às 12h25 (doze horas e vinte e cinco minutos), na rádio;
b) das 13h15 (treze horas e quinze minutos) às 13h25 (treze horas e vinte e cinco minutos) e das 20h45 (vinte horas e quarenta e cinco minutos) às 20h55 (vinte horas e cinquenta e cinco minutos), na televisão.

Sorteio no TRE-MS

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realizou no último sábado (20) novo sorteio para o horário eleitoral gratuito e outras propagandas durante a campanha nas eleições gerais de 2022. O ato foi realizado no Pleno da corte.

Por recomendação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o TRE refez a distribuição de tempo para excluir os partidos Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, e UP. Todas essas nove agremiações não atingiram a cláusula de barreira, percentual mínimo de votação no último pleito.

Com isso, o candidato ao Governo do Estado pelo PCO, Magno Souza, não estará na propaganda partidária obrigatória a partir de 26 de agosto. Já Capitão Contar segue porque o PRTB coligou com o Avante.

Confira o tempo dos candidatos no horário eleitoral em Mato Grosso do Sul:

Eduardo Riedel (PSDB) – 3 minutos e 41 segundos
Rose Modesto (União) – 2 minutos e 3 segundos
Giselle Marques (PT) – 1 minuto e 24 segundos
Marquinhos Trad (PSD) – 1 minuto e 14 segundos
André Puccinelli (MDB) – 59 segundos
Adônis Marcos (Psol) – 20 segundos
Capitão Contar (PRTB) – 16 segundos

Cada um dos candidatos terá um segundo a mais. A ordem das propagandas permanece a mesma, seguindo a sequência de registro de candidaturas. Adônis Marcos foi o primeiro a pedir o registro. Assim, os próximos serão Rose Modesto, Eduardo Riedel, André Puccinelli, Marquinhos Trad, Giselle Marques e Capitão Contar.