Aprovada em outubro de 2021, a fusão ainda não foi consolidada porém já vem gerando atritos políticos entre os filiados do DEM e PSL, não só em âmbito nacional, mas como também no regional. Cotada para ser a líder do partido no , o nome da senadora Soraya Thronicke (PSL) foi um divisor de águas no diretório estadual, pois o que era pra ser uma união entre siglas separou totalmente quem é a favor de seu nome e quem seguirá a Ministra (DEM) após a abertura da janela partidária. 

Soraya Thronicke falou sobre as expectativas da aprovação e como a executiva trabalha com visão de eleger muitos representantes aptos para cargos políticos. “Estamos otimistas e esperar formar o União Brasil dentro dos trâmites legais para isso. No Mato Grosso do Sul já começamos a alinhar o diretório estadual para que possamos ter nomes com boas condições de eleição e que representem bem a missão do União Brasil”, destacou. 

A deputada federal (PSDB) será a candidata oficial para o cargo ao Governo do Estado neste ano pelo partido e anunciará sua saída um dia antes do julgamento da homologação. Outro nome visado pela fusão na executiva nacional é do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro (Podemos). A união dos partidos somará 81 deputados na Câmara e 7 senadores, além disso é comandada por Luciano Bívar (PSL) e ACM Neto (DEM).