A senadora eleita Tereza Cristina (PP) disse na noite desta segunda-feira (19) que a vive um momento delicado e defendeu a harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ela foi diplomada em solenidade promovida pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

“Serei responsável por defender nosso Estado, fiscalizando e apoiando. Vivemos um momento delicado da nossa democracia, fomos eleitos e agora diplomados. Vamos trabalhar para que essa democracia continue com harmonia entre os poderes”, discursou.

A parlamentar citou a votação histórica, mas garantiu que irá trabalhar para todos os sul-mato-grossenses. 

“Hoje é a materialização de um sonho, já estive aqui como deputada, mas agora é diferente senadora eleita pela vontade de 800 mil votos. Vou trabalhar por um MS mais próximo e desenvolvido. Não serei senadora apenas dos que me escolheram, mas de todos os sul-mato-grossenses”, afirmou.

Tereza citou o avô, o ex-senador e ex-governador de Mato Grosso Fernando Corrêa da Costa, e se emocionou. “É muita emoção ocupar uma cadeira do Senado, assim como ele fez no passado. Tenho certeza que ele estaria hoje muito orgulhoso”, disse.

Quem é Tereza Cristina?

Natural de Campo Grande, Tereza Cristina é mãe de dois filhos, avó de dois netos, formada em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Trabalhou em propriedades rurais de sua família no início da carreira e no fim da década de 1990 assumiu cargos em instituições rurais em Mato Grosso do Sul.

Foi presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), entre 2001 e 2003. Três anos depois, se tornou superintendente do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Entre 2007 e 2014, foi secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário durante o mandato do ex-governador André Puccinelli.

Em 2015, assumiu um cargo eletivo pela primeira vez. Com mais de 75 mil votos, foi eleita pelo PSB, assumiu a presidência da Frente Parlamentar da (FPA) e defendeu causas ruralistas, como a transferência da competência de demarcação de terras indígenas da União para o Poder Legislativo e a flexibilização das regras de aplicação e fiscalização de agrotóxicos no país.

Nas eleições de 2018, se reelegeu deputada federal pelo DEM com mais de 75 mil votos. Assumiu o cargo em 2019, mas se licenciou em seguida devido à nomeação como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo de Jair Bolsonaro. Deixou o cargo em 30 de março de 2022 para concorrer ao Senado pelo PP.

Tereza Cristina teve 829.149 votos e é a senadora mais bem votada da história de Mato Grosso do Sul. O recorde até então era de Ramez Tebet (PMDB), que conquistou 734.253 votos em 2002.

Diplomação dos eleitos

Promovida pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos para os cargos de deputado estadual e federal, senador e governador é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a expedição e disponibilização do diploma devidamente assinado, habilitando-os a assumir e exercer os respectivos mandatos eletivos.

Os diplomas são assinados pelo presidente do TRE-MS, desembargador Paschoal Carmello Leandro. Autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo farão parte da mesa de honra da solenidade.

Candidatos a serem diplomados

GOVERNADOR

EDUARDO CORREA RIEDEL

VICE-GOVERNADOR

JOSÉ CARLOS BARBOSA

SENADORA

TEREZA CRISTINA CORREA DA COSTA DIAS

1º SUPLENTE

APARECIDO ANDRADE PORTELA

2º SUPLENTE

PAULO JORGE SALOMÃO DA CAMARA NERY

DEPUTADO FEDERAL

MARCOS SBOROWSKI POLLON

HUMBERTO REZENDE PEREIRA

GERALDO RESENDE PEREIRA

VANDER LUIZ DOS SANTOS LOUBET

CAMILA BAZACHI JARA MARZOCHI

DAGOBERTO NOGUEIRA FILHO

LUIZ ALBERTO OVANDO

RODOLFO OLIVEIRA NOGUEIRA

DEPUTADO ESTADUAL

MARA ELISA NAVACCHI CASEIRO

PAULO JOSÉ ARAÚJO CORRÊA

JOSÉ ORCÍRIO MIRANDA DOS SANTOS

JAMILSON LOPES NAME

JOSÉ ROBERTO TEIXEIRA

LIDIO NOGUEIRA LOPES

PEDRO ARLEI CARAVINA

CARLOS ALBERTO DAVID DOS SANTOS

PEDRO CESAR KEMP GONÇALVES

LUIZ CARLOS CORREIA DE LIMA

OSWALDO MOCHI JUNIOR

JOÃO HENRIQUE MIRANDA SOARES CATAN

GERSON CLARO DINO

LONDRES MACHADO

ANTONIO VAZ NETO

RAFAEL BRANDÃO SCAQUETTI TAVARES

RENATO PIERETTI CÂMARA

AMARILDO VALDO DA CRUZ

ROBERTO RAZUK FILHO

MARCIO FERNANDES

PEDRO PEDROSSIAN NETO

MARIA IMACULADA NOGUEIRA

ROBERTO HASHIOKA SOLER

RINALDO MODESTO DE OLIVEIRA