Nesta terça-feira (1º), a senadora Simone Tebet (MDB) cobrou novamente que o Governo Federal se posicione sobre a guerra na Ucrânia. “Pedimos ao governo brasileiro que se posicione, unindo-se às nações que defendem a soberania da Ucrânia e a solução pacífica do conflito”, escreveu a pré-candidata à presidência.

Segundo ela, o Brasil sempre foi pautado pela “defesa da paz, da soberania nacional e da legitimidade”. Assim, destacou que “quando esses princípios cardeais são violados, não há espaço para a neutralidade”.

Nas redes sociais, a senadora por Mato Grosso do Sul também pediu que a “Rússia retome o caminho da diplomacia para a restauração da paz”. Para a parlamentar, o ataque militar da Rússia à Ucrânia estimula a retomada da corrida armamentista e coloca em risco a soberania de países que já lutaram por liberdade.

“Portanto, nós, pré-candidatos à presidência da República, tornamos público o nosso repúdio à invasão da Ucrânia e oferecemos a nossa solidariedade ao povo ucraniano”, finalizou.

A senadora Simone Tebet já havia avaliado que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia apresenta reação negativa em todos os países.