A candidata (MDB) confirmou nesta terça-feira (2) como vice na chapa à presidência da República a senadora paulista Mara Gabrilli, do PSDB. O anúncio foi feito ao vivo em transmissão pelas redes sociais, no diretório do partido em .

Na segunda-feira, Tebet se reuniu com lideranças tucanas e emedebistas para discutir a formação da chapa. Em evento da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), a senadora afirmou que a candidata a vice em sua chapa seria uma mulher, sem citar nomes.

Além de Gabrilli, a também senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) era cotada, depois que o tucano Tasso Jereissati recusou o convite. O PSDB, no entanto, não abriu mão de ter uma candidatura a vice-presidente.

Mara Gabrilli

Gabrilli está no meio de mandato como senadora por São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, onde teve mais de 6 milhões de votos em 2018. A senadora tem forte discurso fortalecido de inclusão. Em 2018, Mara Gabrilli foi eleita para representar o Brasil no Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, se tornando a primeira brasileira a ocupar o cargo.

Mara é psicóloga e publicitária filiada ao PSDB. Já foi vereadora de São Paulo e deputada federal. Gabrilli sofreu um acidente de automóvel, em 1994, que a deixou tetraplégica. Passou cinco meses internada – dentre os quais dois em respirador artificial – e recebeu uma nova condição para a vida: a impossibilidade de se mexer do pescoço para baixo.

Três anos depois, fundou uma ONG com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Entre as conquistas recentes do Instituto Mara Gabrilli estão o projeto Cadê Você?, que localiza pessoas com deficiência em comunidades carentes e oferece recursos para melhorar sua qualidade de vida.