A ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, visitam Três Lagoas, distante 326 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (26) para anunciar o cronograma de finalização das obras da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3), com investimentos da Petrobras.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) acompanha a agenda, que acontece pela manhã.

Prates e UFN3

Petrobras informou a retomada da construção da fábrica de fertilizantes para dezembro de 2024. A empresa divulgou em abril deste ano uma série de medidas e cronogramas, incluindo a licitação e conclusão da obra, para rebater ataques à gestão de Jean Paul Prates, presidente da estatal.

A intenção é licitar em dezembro deste ano a finalização das obras. “UFN-III: projeto incluído no PE-24-28+ para reavaliação técnico-econômica, com previsão de início do processo licitatório em dezembro de 2024. Partida prevista para final de 2028”, diz o documento.

A nota foi encaminhada como resposta aos pontos de um dossiê que vem sendo compartilhado desde a semana passada por aliados do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com críticas a pontos da gestão de Prates.

Um dos pontos afirmava que Prates foi contra a Petrobras investir em fertilizantes e petroquímica. Para rebater, a estatal encaminhou o cronograma de diversas iniciativas do setor pelo país, incluindo a fábrica de Três Lagoas.